Detalhes do Documento

Argumentos para uma humanização do ensino das ciências

Autor(es): Maurício, Paulo cv logo 1 ; Valente, Bianor cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3136

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Ensino de ciências; História; Filosofia; Ensino; Cultura; Science education; History; Philosophy; Teaching; Culture


Descrição
Identificando a rutura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos. ABSTRACT By identifying the rupture in the development of science between the context of discovery and the context of justification, we believe can better understand the domination of transmissive teaching of science in schools and argue for overcoming it. The argument is to recover for the classroom the very strong cultural flame that science carries in its concepts, laws and theories as well as in its own developmental processes. We explore the tradition rooted in Portuguese culture.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia