Autor(es):
Marques, Sandra
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3135
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Educação inclusiva; Perturbações do espetro do autismo; Jardim de infância; Práticas de intervenção; Inclusive education; Autism spectrum disorder; Preschool; Intervention practices
Descrição
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do
grau de Mestre em Educação - Especialização em Educação Especial A educação inclusiva assume um papel central na sociedade e as escolas,
nomeadamente, os docentes, têm a função de proporcionar experiências de
aprendizagem bem sucedidas a todos os alunos.
Com formas únicas e alternativas de pensar e encarar o mundo, as crianças com
perturbações do espetro do autismo (PEA), integram as turmas de jardim de infância
do ensino regular, cada vez com mais frequência. Tendo em conta que a intervenção
com as PEA deve ser o mais intensiva e precoce possível, o educador de infância tem
um papel preponderante nesta intervenção.
Este estudo tem como objetivo conhecer as conceções e as práticas dos Educadores
de Infância na sua atividade diária com crianças com PEA em grupos de educação
regular, procurando compreender: as suas principais preocupações e dificuldades no
trabalho com a criança com PEA, as adequações no planeamento curricular para a
criança com PEA e o tipo de participação da criança com PEA nas tarefas e rotinas do
grupo. De caráter exploratório, este trabalho centrou-se em três grupos de jardim de
infância do mesmo agrupamento de escolas, que incluíam crianças com PEA. Para a
recolha de dados utilizámos as técnicas da entrevista e da observação direta em sala
de jardim de infância.
Concluímos que os educadores de infância sentem dificuldades no trabalho com
crianças com PEA devido, principalmente, às caraterísticas especificas da
problemática mas também, devido à falta de recursos humanos. Existe a preocupação
com a incerteza do futuro destas crianças e com os efeitos que esta inclusão possa ter
na aprendizagem do restante grupo. Escasso trabalho em equipa por parte dos
agentes educativos e uma avaliação desadequada são outras das preocupações
referidas. Realizando adequações em algumas das atividades, existe uma tentativa
constante em incluir as crianças com PEA em todas as rotinas e tarefas do grupo e em
promover a interação entre todas as crianças. ABSTRACT
Inclusive education plays an essential role in society and schools, namely, to teachers
whose job implies providing successful learning experiences to all students.
With unique and alternative ways of thinking and facing the world, children with autism
spectrum disorders (ASD) are attending classes in regular preschools more often.
Given that intervention must be made the more intense and early as possible, the
preschool teacher has a preponderant role in this intervention.
The aim of this study is to identify the functions and practices of preschool teachers in
their daily activities with children suffering from ASD in groups of regular education,
and to understand: their main concerns and difficulties in their work with children with
ASD, the adequacy of curricula planning for children with ASD, and the participation of
children with ASD in activities and group daily tasks. This study, with an exploratory
approach, has focused on three preschool groups of the same school grouping which
included children with ASD. For data collection we used interviews and direct
observation in preschool classrooms.
We concluded that preschool teachers have many difficulties on their work with ASD
children not only, and mainly, due to the specific problems of the disorder, but also due
to the lack of human resources. There is great concern about the uncertainties of the
future of these children, and also about the effects this inclusion may have on other
children. Other concerns refer to little teamwork between teaching professionals, and
inadequate assessment. The adequacy of some activities leads to a permanent
attempt to include children with ASD in routines and group activities and to promote
interaction between all the children.