Author(s):
Matias, Ana Cristina Lage
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3124
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Crianças pré-escolares; Programa de estimulação; Consciência fonológica; Desenvolvimento; Preschool children; Phonological awareness training programme; Phonological awareness development
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para
obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação
Especialidade Intervenção Precoce Este estudo de intervenção tem como objetivo avaliar o efeito de um
programa de estimulação da Consciência Fonológica no desenvolvimento
metalinguístico de crianças pré-escolares. Este programa, desenhado pela
investigadora, foi desenvolvido em contexto naturalístico, nas salas de
atividades, pelas educadoras de infância.
Os programas de intervenção em Consciência Fonológica devem ser
implementados precocemente, tal como é sugerido por Capovilla e Capovilla
(2000), Fernandes (2004) e Nunes (2009), dado que nesta faixa etária as
crianças apresentam uma grande sensibilidade à estrutura sonora das
palavras. É igualmente salientada a influência significativa na futura
aprendizagem da leitura e da escrita (Silva, 2003; Lopes, 2006).
Os participantes foram 60 crianças de quatro e cinco anos de idade, a
frequentar um estabelecimento de ensino pré-escolar da rede pública, divididos
em duas condições experimentais: a) Grupo Experimental (sujeito a um
programa de estimulação em atividades de consciência fonológica; b) Grupo de
Controlo (sem nenhuma intervenção).
A consciência fonológica foi medida, antes e depois da intervenção através da
bateria de Provas Fonológicas (Silva, 2002) adaptada por Paulino (2009).
Avaliaram-se os efeitos da estimulação da consciência fonológica na
capacidade das crianças fazerem: Classificação da Sílaba Inicial; Classificação
do Fonema Inicial; Supressão da Sílaba Inicial; Supressão do Fonema inicial;
Segmentação silábica; Segmentação Fonémica.
Os resultados obtidos revelaram uma significativa superioridade das crianças
do grupo experimental em todas as sub-competências medidas, quando
comparadas com o grupo de controlo, à exceção da Supressão da Sílaba
Inicial. Comprovou-se ainda que o efeito da intervenção era específico.
Conclui-se, assim, que é possível estimular aspetos relevantes do
desenvolvimento da Consciência Fonológica através de programas
desenvolvidos pelas educadoras de infância, em contexto naturalístico, antes
da iniciação formal à leitura e à escrita. Abstract : This intervention study aims to evaluate the effect of a Phonological
Awareness training programme on preschool children’s metalinguistic
development. The program was conceived by the investigator and developed in
naturalistic contexts, in the activity rooms, by preschool teachers.
Phonological Awareness training programmes must be implemented at an early
age, as Capovilla and Capovilla (2000), Fernandes (2004) and Nunes (2009)
suggest, considering children’s greater sensitivity to the sound structure of
words. The impact of metalinguistic ability on reading and writing instruction is
also stressed (Silva, 2003; Lopes, 2006).
The participants were 60, four- and five-year-old children, attending a public
kindergarten, divided into two experimental conditions: a) Experimental Group
(subject to a phonological awareness training programme; b) Control Group
(without any intervention).
Phonological awareness was assessed before and after the intervention using
the Phonologic Tests (Silva, 2002) adapted by Paulino (2009).
The following children’s skills were evaluated: Initial Syllable and Initial
Phoneme classification; Initial Syllable and Initial Phoneme suppression;
Syllabic and Phonemic Segmentation.
A significant superiority of experimental group children was found in all subskills,
when compared to the control group, except for Initial Syllable
Suppression. The effect of the intervention was also specific. It was thus
concluded that it is possible to stimulate relevant Phonological Awareness skills
by using programmes delivered by preschool teachers, in naturalistic contexts,
before children’s formal introduction to reading and writing.