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Tipologia, instalação, funcionamento e manutenção dos diversos tipos de aparelh...

Author(s): Vieira, Margarida Isabel Cabrita cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3082

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Obra de arte; Aparelhos de apoio; Aparelhos de apoio de panela; Aparelhos de apoio elastoméricos; Elastómero; Temperatura; Dilatação; Retracção; Fluência; Sistema de Inspecção e Diagnóstico; Manutenção; Reabilitação; Bridge; Bearing; Pot-Bearing; Elastomeric Bearing; Elastomer; Temperature; Expansion; Shrinkage; Creep; Management System; Maintenance; Rehabilitation


Description
Os aparelhos de apoio são usados habitualmente na construção de Obras de Arte, para assegurar uma distribuição de cargas uniforme entre os elementos estruturais bem como para garantir compensação de tensões. Desempenham um papel importantíssimo no comportamento estrutural de toda a estrutura, podendo ser responsáveis por danos graves que alteram e põem em causa o correcto funcionamento de pontes rodoviárias e ferroviárias. Este trabalho descreve as diversificadas tipologias de aparelhos de apoio actualmente comercializadas e algumas que se encontram descontinuadas, bem como as suas principais características, o seu princípio de funcionamento e dimensionamento, complementado por regulamentos normativos e resultado de pesquisa. Considerando o panorama actual que se vive em Portugal, com a construção de Obras de Arte praticamente estagnada, é importante a implementação de um sistema de inspecção e diagnóstico para os Aparelhos de Apoio, capaz de detectar as suas anomalias e os factores que as originam, para ajudar na tomada de medidas correctivas de manutenção e/ou reabilitação, garantindo desta forma a segurança e integridade das Pontes e Viadutos existentes no território nacional. São ainda considerados casos práticos de aplicação de técnicas de manutenção e reabilitação dos aparelhos, entre as quais é possível destacar a substituição do apoio, devido à sua complexidade de actuação, nos casos em que a reparação do apoio é impossível ou inviável. A presente dissertação tem em conta a norma vigente, EN 1337, aplicada a nível europeu. The bearings are often used in the construction of bridges, to ensure a uniform distribution of loads between the structural elements as well as compensating stresses. They play an important role in the structural behavior of the whole structure, they could be responsible for serious damage that alter and undermine the proper functioning of road and railway bridges. This study describes the diverse types of bearings on the market today and some that are discontinued, and its main features, its working principle and design, complemented by regulations and normative search result. Considering the current scenario prevailing in Portugal, with the construction of bridges stalled, it is important to implement a management system for bearings capable of detecting its anomalies and what caused them, in order to take corrective measures for maintenance and/or rehabilitation, thus ensuring the safety and integrity of bridges and viaducts in the national territory. They are also considered practical case of application techniques of maintenance and rehabilitation of bearings, among which we can point out the replacement of the support, due to the complexity of action, in cases where the repair support is impossible or impractical. This dissertation takes into account the European standard EN 1337, applied at European level.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barata, João Carlos dos Santos
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