Autor(es):
Carvalho, Graça
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/2814
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Manual escolar; Ilustrações; Texto; Textbook; Illustrations; Text; Manuel scolaire; Texte
Descrição
Sendo o manual escolar o recurso pedagógico mais utilizado por alunos e
professores foi realizada uma investigação tendo por objectivo avaliar qualitativamente a
forma comunicacional de um conjunto de manuais escolares do 2º ciclo do ensino básico1.
A importância atribuída atualmente à imagem é patente nos manuais escolares, sob
pretexto de se tornarem mais apelativos e mais eficazes. Tal como em outras áreas em que
a quantidade de imagens acaba por se transformar em poluição visual porque o ser humano
não tem capacidade para reagir, simultaneamente, a um demasiado número de estímulos,
nas estratégias comunicacionais dos manuais escolares este problema deve ser acautelado
porque delas depende a sua qualidade pedagógica. As investigações não comprovam que
exista uma relação direta entre a presença de ilustrações num texto e o aumento da sua
compreensão. Pelo contrário, há estudos que sugerem que muitas ilustrações falham como
potenciadoras da aprendizagem. Neste sentido, da investigação referida, consta uma análise
ao rácio imagem/texto e uma auscultação a dois grupos de amostra - professores e alunos –
sobre alguns aspectos gerais relativos à presença e eficácia pedagógica das ilustrações dos
manuais escolares. Destacamos que, no caso dos alunos, apesar do seu nível de literacia ter
constituído um obstáculo ao tratamento das questões, optámos por apresentar as suas
respostas. Abstract: Given that the course-book is the resource most widely used by pupils and
teachers, research was undertaken with the aim of making a qualitative assessment of the
communicational format of a set of course-books for the 2nd cycle of Basic Education.
There is no doubt as to the importance currently attached to the inclusion of visuals in
course-books, on the pretext of making them more attractive and effective. Just as in other
areas, in which the proliferation of pictures only makes for visual pollution because human
beings are unable to react to an excessive number of stimuli at the same time, so writers
should be aware of this problem because the pedagogic effectiveness of course-books
depends on the communicational strategies adopted. Research has failed to prove that
there is a direct relationship between the existence of illustrations in a text and increased
comprehension. On the contrary, some studies even suggest that large numbers of
illustrations in a text actually inhibit learning. This research therefore includes an analysis of
the ratio pictures/text and a survey of two sample groups – teachers and pupils –
concerning certain general aspects related to the presence and pedagogic effectiveness of
illustrations in course-books. We should point out that in the case of the pupils, despite the
fact that their level of literacy constituted an obstacle to their handling of the questions, we
have chosen to reproduce their replies. Résumé: Le manuel scolaire était le matériel pédagogique le plus utilisé par les élèves et
les professeurs, nous avons réalisé une étude ayant pour objectif l’évaluation qualitative de
la forme communicationnelle d’un ensemble de manuels scolaire du deuxième cycle
d’enseignement de bas. . L’importance attribuée actuellement à l’image est patente dans les
manuels scolaires, sous prétexte de les rendre plus appellatifs et plus efficaces. Tout comme
dans d’autres domaines où la quantité d’images finit par devenir de la pollution visuelle
parce que l’être humain n’a pas la capacité de réagir, simultanément, à un trop grand
nombre de stimulations, dans les stratégies communicationnelles des manuels scolaires, ce
problème doit être évité parce que c’est de celles-ci que dépend leur qualité pédagogique.
Les recherches ne démontrent pas qu’il existe une relation directe entre la présence
d’illustrations dans un texte et l’accroissement de sa compréhension. Au contraire, il y a
des études qui suggèrent que de nombreuses illustrations ne potentialisent pas
l’apprentissage. En ce sens, dans la recherche référée, se trouve une analyse au ratio
image/texte et une enquête à deux groupes d’échantillon – professeurs et élèves – sur
certains aspects relatifs à la présence et à l’efficacité pédagogique des illustrations des
manuels scolaires. Nous pouvons souligner que, dans le cas des élèves, bien que leur niveau
de littératie ait constitué un obstacle au traitement des questions, nous avons décidé de
présenter leurs réponses.