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Asma nos estudantes do ensino superior: percepções de doença e adesão à terapêu...

Author(s): Guimarães, Teresa cv logo 1 ; Faísca, Vanessa Mateus cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/2480

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Psicologia da saúde; Asma; Ensino superior; Crença de saúde; Adesão à terapêutica; Comportamento de saúde


Description
As percepções que os doentes constroem relativas à doença e ao tratamento são determinantes dos comportamentos que irão adoptar no confronto e adaptação à situação de doença. De acordo com o modelo de auto-regulação, face à ameaça que a doença constitui, o indivíduo vai desenvolver, a partir do processamento da informação disponível (profissionais de saúde, comunicação social, experiências prévias de doença), representações cognitivas e emocionais - crenças leigas - que vão determinar as estratégias de coping a que recorrerá para lidar com a situação. Mas este é um processo dinâmico, em que a exposição a novas informações (por exemplo, por intervenção dos profissionais de saúde) e a constante avaliação dos resultados das suas acções, faz com que as representações de doença e estratégias de coping adoptadas pelo indivíduo se possam ir alterando ao longo do tempo.
Document Type Article
Language Portuguese
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