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O valor-notícia de celebridades desportivas: o caso de José Mourinho

Autor(es): Plancha, Ana Isabel Batista cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/2362

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Jornalismo; Notícias; Publicidade na imprensa; Celebridades desportivas; Audiências; Futebol; Jornalismo desportivo; Mourinho, José


Descrição
A presente dissertação pretende revelar a forma como se constrói a imagem de José Mourinho, bem como perceber como essa mesma imagem se transforma, juntamente com outros fatores, em valor-notícia. Se antes, figuras do futebol surgiam apenas na imprensa desportiva, o mesmo não acontece nos dias que correm. A imprensa generalista, bem como a social, faz páginas exclusivas para figuras do mundo do desporto. Páginas de publicidade, artigos do foro desportivo ou simplesmente notícias da vida quotidiana das personalidades (relações familiares e amorosas), passam da secção do desporto para as primeiras páginas ou para qualquer outra secção do jornal. O case study escolhido para este trabalho é, indiscutivelmente um dos mais importantes treinadores da atualidade e é notícia tanto pelas vitórias alcançadas como pela sua personalidade. Jornais, líderes de opinião, anunciantes, cidadãos, não lhe ficam indiferentes. Sendo que é para estes que o jornalista escreve e, como tal, o valor-notícia de uma figura tão emblemática, uma celebridade, é maior. É notícia tanto em Portugal como em Espanha, país onde treina neste momento uma das melhores equipas do mundo. Mas será que é referido da mesma forma no país que o viu crescer e no país onde reside atualmente? Iremos de seguida comprovar essa situação, entre outras, neste estudo que pretende tanto de atualidade como de interesse para o mundo dos média.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Faustino, Paulo
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