Autor(es):
Madeira, Luis Miguel Cantante Gomes
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/2349
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Pós-produção; Cor; Televisão; Percepção visual
Descrição
A presente Dissertação centra-se na temática da cor e aborda a sua importância
no decorrer do processo produtivo de ficção para televisão, mais propriamente no
processo de finalização de cor do conteúdo.
Os princípios da cor e a evolução no seu conhecimento serão abordados desde o
passado até à actualidade.
O descrever do processo de cor aditivo e subtractivo é o ponto de partida para o
conhecimento do fenómeno da cor e das suas diferentes vertentes, utilizando para tal
a literatura existente (Holtzschue, 2011), (Pedrosa, 1982, 2003), (Lopes, 2003), e
demais estudos sobre as cores em óptica (Falk et al., 1986), passando por obras sobre
análise de cor electrónica (Hunt, 1998), e finalizando nos actuais processos digitais
de tratamento de imagem (Hurkman, 2011), (Hullfish, 2012).
O campo cromático tem diversas abordagens efectuados por autores das mais
variadas áreas. A documentação publicada sobre o tema é extensa e normalmente
centra-se sobretudo na cor aplicada à pintura e ao design, à área da medicina
oftalmológica, especialmente relativa ao daltonismo, e ao significado das cores. São
estas as áreas normalmente versadas pelas publicações técnicas e documentos
académicos.
No trabalho tratámos uma vertente menos explorada do tema, que é a
manipulação de cor efectuada em pós-produção televisiva e que conduz à finalização
dos conteúdos no decorrer do processo produtivo de que faz parte.
Abordámos a percepção visual, os sistemas e os significados da cor e a sua
importância para o processo produtivo de ficção para televisão. Vimos também o
processo de manipulação de cor em pós-produção vídeo, através da observação da
rodagem e finalização de cor da série “Depois do Adeus”.
II
O estudo teve em conta a Pré-produção, a Produção e a Pós-produção do
produto de ficção em rodagem, que consta de uma série em episódios produzida pela
empresa de conteúdos SP Televisão. Não foram tidos em conta os processos
anteriores à aprovação de execução do projecto, tais como apresentação do projecto
ao cliente, processo de discussão e aprovação, ou cabimentação orçamental,
processos esses que estavam já delineados e aprovados pela produtora.
O foco do estudo centrou-se fundamentalmente nos processos seguintes à
aprovação do guião final e implementação do projecto, nomeadamente a fase final do
processo de pós-produção. O método utilizado foi a observação directa das rotinas e
dos profissionais envolvidos no processo produtivo deste produto de ficção para
televisão, o que nos permitiu entender as lógicas culturais e organizacionais que
enquadram a rotina produtiva em televisão.
Apresentámos, como proposta de melhoria, alguns ajustes de cariz técnico para
a área de Pós-Produção, mais concretamente para o sector de Color Grading da SP
Televisão.
Verificámos a não existência de um termo técnico consolidado para o processo
de color grading, pelo que sugerimos a introdução de um novo termo para o efeito e
para tal definimos todas as fases de manipulação da cor de um produto de ficção
televisiva.