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Tratamento de cor em pós-produção televisiva: o caso da produtora de conteúdos ...

Autor(es): Madeira, Luis Miguel Cantante Gomes cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/2349

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Pós-produção; Cor; Televisão; Percepção visual


Descrição
A presente Dissertação centra-se na temática da cor e aborda a sua importância no decorrer do processo produtivo de ficção para televisão, mais propriamente no processo de finalização de cor do conteúdo. Os princípios da cor e a evolução no seu conhecimento serão abordados desde o passado até à actualidade. O descrever do processo de cor aditivo e subtractivo é o ponto de partida para o conhecimento do fenómeno da cor e das suas diferentes vertentes, utilizando para tal a literatura existente (Holtzschue, 2011), (Pedrosa, 1982, 2003), (Lopes, 2003), e demais estudos sobre as cores em óptica (Falk et al., 1986), passando por obras sobre análise de cor electrónica (Hunt, 1998), e finalizando nos actuais processos digitais de tratamento de imagem (Hurkman, 2011), (Hullfish, 2012). O campo cromático tem diversas abordagens efectuados por autores das mais variadas áreas. A documentação publicada sobre o tema é extensa e normalmente centra-se sobretudo na cor aplicada à pintura e ao design, à área da medicina oftalmológica, especialmente relativa ao daltonismo, e ao significado das cores. São estas as áreas normalmente versadas pelas publicações técnicas e documentos académicos. No trabalho tratámos uma vertente menos explorada do tema, que é a manipulação de cor efectuada em pós-produção televisiva e que conduz à finalização dos conteúdos no decorrer do processo produtivo de que faz parte. Abordámos a percepção visual, os sistemas e os significados da cor e a sua importância para o processo produtivo de ficção para televisão. Vimos também o processo de manipulação de cor em pós-produção vídeo, através da observação da rodagem e finalização de cor da série “Depois do Adeus”. II O estudo teve em conta a Pré-produção, a Produção e a Pós-produção do produto de ficção em rodagem, que consta de uma série em episódios produzida pela empresa de conteúdos SP Televisão. Não foram tidos em conta os processos anteriores à aprovação de execução do projecto, tais como apresentação do projecto ao cliente, processo de discussão e aprovação, ou cabimentação orçamental, processos esses que estavam já delineados e aprovados pela produtora. O foco do estudo centrou-se fundamentalmente nos processos seguintes à aprovação do guião final e implementação do projecto, nomeadamente a fase final do processo de pós-produção. O método utilizado foi a observação directa das rotinas e dos profissionais envolvidos no processo produtivo deste produto de ficção para televisão, o que nos permitiu entender as lógicas culturais e organizacionais que enquadram a rotina produtiva em televisão. Apresentámos, como proposta de melhoria, alguns ajustes de cariz técnico para a área de Pós-Produção, mais concretamente para o sector de Color Grading da SP Televisão. Verificámos a não existência de um termo técnico consolidado para o processo de color grading, pelo que sugerimos a introdução de um novo termo para o efeito e para tal definimos todas as fases de manipulação da cor de um produto de ficção televisiva.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Souto, Jorge
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