Autor(es):
Oliveira, Andreia Sofia Dias de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/2313
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Educador de infância; Género; Identidade pessoal; Identidade profissional; Desenvolvimento profissional; Perspectiva biográfica; Kindergarten teachers; Gender; Personal identity; Professional identity; Professional development; Biographical perspective
Descrição
Dissertação de Mestrado em Supervisão em Educação, enquadrada na linha de
investigação sobre Desenvolvimento Profissional dos Professores, apresentada à
Escola Superior de Educação de Lisboa A presente dissertação, feita no âmbito da obtenção de grau de Mestre em
Supervisão em Educação, foca a questão da construção e desenvolvimento da
identidade profissional do educador de infância, reflectindo sobre três percursos no
masculino em fases distintas de carreira. Procurando colaborar, assim, para o
conhecimento desta minoria profissional e para o debate sobre os contributos do
educar no masculino.
Do objectivo geral, destacam-se os seguintes propósitos de investigação: i)
Averiguar quais os motivos da escolha de educadores do género masculino por uma
profissão que é geralmente associada ao feminino; ii) Analisar a construção das
identidades destes educadores, tendo em conta que esta é um processo contínuo, que
se constrói e reconstrói, individual e colectivamente, durante percurso de vida pessoal
e profissional; iii) Identificar a influência de momentos marcantes, na vida profissional
dos educadores, para o seu desenvolvimento profissional.
Quanto às opções metodológicas, o estudo apresentado enquadra-se no
paradigma qualitativo, de caracter interpretativo, centrado numa abordagem biográfica
por recurso à metodologia utilizada nas histórias de vida. A análise dos dados
recolhidos desenhou-se a partir do quadro teórico, apoiada numa análise de conteúdo
estruturada em categorias emergentes dos discursos das histórias dos educadores de
infância.
A interpretação dos resultados obtidos evidencia que estes educadores
contactam com alguns preconceitos, mas que não se reflectem, necessariamente,
numa posição profissional desfavorável. Ser homem parece constituir-se num traço
distintivo que sugere a existência de uma “discriminação positiva” e a uma tendência
para serem bem aceites pelas profissionais do género feminino. O género surge,
assim, como um elemento importante na dinâmica profissional, considerando que
estes educadores conferem, ainda, à sua prática, contributos diferentes dos das
mulheres. Assim, os participantes reconhecem ser necessário atrair profissionais de
ambos os géneros para a profissão de educador de infância, não só porque o
educador é um modelo para as crianças e estas beneficiam em serem educadas por
ambos os géneros, mas também porque os contributos de cada género lhes parecem
complementares na prática profissional e facilitadores do desenvolvimento da
profissão. - ABSTRACT
The present dissertation, devised in the framework of the Master of Education in
Administration and Supervision program, focuses on the matter of the construction and
development of the kindergarten teacher’s professional identity, reflecting on three
male performances in three different career stages. It, thus, attempts to contribute
towards the understanding of this professional minority and the discussion over the
contributions of male educators.
Three investigation purposes stem from the overall objective: i) Discovering
why male kindergarten teachers choose a profession that is, in general, associated
with the female gender; ii) Analyzing the construction of these educators’ identities,
taking into consideration that this is a continuous process that is constructed and
reconstructed, individually and collectively, throughout one’s personal and professional
life; iii) Identifying how moments with a significant impact on the educators’ professional
lives influence their professional development.
Regarding methodological options, the present study is carried out in the
framework of the qualitative paradigm, through an interpretative method, centered in a
biographical approach by resorting to the methodology utilized in life stories. The
analysis of the collected data was drawn from the theoretical framework and supported
by a content analysis structured in categories that emerge from the testimonies of male
kindergarten teachers.
The interpretation of the obtained results highlights that these educators face
some degree of prejudice, which does not necessarily translate into an unfavorable
professional position. Being a man seems to be a distinctive feature that suggests the
existence of “positive discrimination” and a tendency to being well accepted by their
female colleagues. Gender, thus, emerges, as an important element in professional
dynamics, considering that these educators bring to the practice contributions that are
different from women’s. In this context, the participants recognize that it is necessary to
attract professionals from both genders to be kindergarten teachers, not only because
the educator is a role model for the children and they benefit from being raised by both
genders, but also because the contributions of each gender seem to complement one
another in practice and to facilitate the profession’s development.