Autor(es):
Assis, Mónica Pereira Domingos de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/2276
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Creche; Família; Conceitos; Representações; Quality; Nursery; Family; Representations
Descrição
Tendo em conta o aumento do número de estruturas de apoio à primeira infância,
particularmente, a expansão da creche, a investigação tem-se debruçado sobre as
questões da qualidade. A generalidade dos estudos centra-se na discriminação das
dimensões de qualidade e o seu impacto no desenvolvimento das crianças.
Contudo, raramente a representação dos pais tem sido alvo de estudo. Partindo do
pressuposto que a discussão sobre a qualidade da creche deve ser baseado na
evidência empírica mas é, também, um conceito social baseado nos valores e
representações dos seus atores, fomos ouvir os pais. Assim, quisemos conhecer:
Como escolhiam a creche do seu filho(a)? Qual o seu conceito de qualidade? Que
valor atribuem às experiências vividas pelo seus filhos ou filhas na creche? Que
representação têm do papel do profissional de educação?
Para o efeito, planificámos uma investigação em duas fases correspondendo a dois
estudos empíricos. O primeiro estudo tinha como objetivo aferir livremente as
Representações dos Pais acerca da Creche numa abordagem qualitativa, com
recurso a entrevistas. Das entrevistas procurámos conhecer a opinião de um
pequeno grupo de 20 pais com objetivo de aferir indicadores para a construção de
um questionário que daria lugar ao segundo estudo - quantitativo. O primeiro estudo
daria-nos a noção da opinião e o segundo estudo a noção da sua representação
numa amostra de 180 participantes. Tanto quanto conhecemos (pesquisando as
bases nacionais) estudos desta natureza sobre as representação dos pais sobre a
creche, ainda, não tinham sido realizados em Portugal. De modo geral, os dois
estudos revelaram que os pais valorizam a creche como espaço de promoção do
desenvolvimento da criança; valorizam a dimensão afetiva do trabalho em creche; as
educadoras como profissionais qualificados de educação e o desejo de uma relação
estreita, aberta e respeitosa entre a creche e a família.
Estes resultados abrem caminho para uma reflexão mais aprofundada acerca das
representações, convicções e valores da família em relação à creche. - ABSTRACT
Associated with an increased number of support structures for early childhood, we
have witnessed a growing interest in studying the quality of these listed structures
due to the impact that this will have on the quality development of children. Parents,
as primary educators and educational agents privileged child, assume a key role in
this regard. Through this study is to evaluate which representations and concept of
parents about the quality of daycare.
We performed a literature search in order to fit theoretically the main concepts
covered in this study. We analyzed investigations already carried out on Nursery and
Regulations and Guidelines for National Nursery.
In terms of empirical studies we conducted two studies on the Representations about
the Parent Nursery: A Qualitative Analysis using interviews with 20 parents and a
Quantitative Study applying questionnaires to 180 parents.
The main results of both studies revealed that parents value the nursery as a space
to promote child development; value the affective dimension of work in nursery;
qualified educators and desire for a good and respectful relationship between nursery
and the family.
These results pave the way for a deeper reflection about the representations, beliefs
and values from the family about nursery.