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Acções prescritivas e estratégicas: a edição como espaço social

Autor(es): Medeiros, Nuno cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/2195

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Edição; Espaço social; Prescrição e mediação interpretativa; Estratégia editorial


Descrição
O propósito deste artigo é o de contribuir para um entendimento da edição como espaço social complexo. Este espaço social é constituído por um conjunto de agentes que actuam como construtores activos na esfera das ideias e da cultura escrita através de uma matriz prescritiva e selectiva da sua intervenção no livro, infundindo-lhe uma identidade própria que extravasa o texto na sua estrita acepção autoral. Por outro lado, o campo editorial e os agentes que o habitam integram processos mais vastos, configuradores de uma indústria específica e governados por interesses relacionados com a constituição de mercados de bens culturais, traduzindo-se este segundo aspecto nos pressupostos estratégicos de ressonância mercantil que suportam a actividade de mediação e prescrição de sentidos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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