Document details

Producing an explanatory proof in a 9th grade classroom

Author(s): Rodrigues, Margarida cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/1183

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Conjecturação; Demonstração; Prática social; Recursos estruturantes; Cognição corporizada; Cognição matematica; Conjecturing; Proof, social practice; Structuring resources; Embodied cognition; Embodied mathematic


Description
Este artigo apresenta parte de um estudo fundamentado na problemática da demonstração na matemática escolar. Descreve o modo como quatro alunos do 9.º ano exploraram uma tarefa relacionada com a descoberta de eixos de simetria em várias figuras geométricas. A demonstração, que os mesmos construíram, teve essencialmente uma função explicativa. O papel da professora na negociação do significado de demonstração e da sua necessidade é igualmente analisado. Os alunos desenvolvem primeiro uma compreensão prática sem consciência das razões que fundamentam as afirmações matemáticas e só depois uma compreensão teórica que os conduz à construção de uma demonstração.
Document Type Article
Language English
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU