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As capacidades transversais no novo programa do ensino básico : desafios da sua...

Autor(es): Rodrigues, Margarida cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/1148

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Programa do ensino básico


Descrição
Um dos pontos fortes do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB) é, no meu ponto de vista, a sua ênfase nas capacidades transversais, nomeadamente a resolução de problemas, a comunicação e o raciocínio matemáticos. Poderemos questionar, em primeiro lugar, em que medida é que a integração curricular destas três capacidades constitui um aspecto distintivo do NPMEB. Se analisarmos os programas anteriores de Matemática do ensino básico, constatamos que os mesmos referenciam o desenvolvimento destas capacidades como uma das finalidades do ensino da Matemática no ensino básico, fazendo também parte dos objectivos gerais de ciclo. Não se trata, pois, de uma novidade: algo eventualmente ausente nos anteriores programas. O que me parece que é nitidamente distintivo é o modo como se encara a sua integração curricular no NPMEB.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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