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Repensar processos e percursos formativos

Autor(es): Alveirinho, Dolores cv logo 1 ; Cardoso, Lurdes cv logo 2 ; Tomás, Helena cv logo 3

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/910

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Educação em ciência; primeiro ciclo; resolução de problemas; educação não-formal


Descrição
Na formação dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico deve promover-se a reflexão crítica em torno dos saberes construídos pela Criança, quer no meio, quer na escola – novos saberes/novas culturas. Entre os objectivos dessa formação salientam-se a valorização dos aspectos multi e interculturais e o desenvolvimento, global e integrado, de conhecimentos, de capacidades, de atitudes e de valores para a Educação em Ciência que leve ao exercício de uma cidadania participativa. Em termos metodológicos destaca-se a Resolução de Problemas a partir do tema O FABRICO ARTESANAL DO PÃO. Com base em tradições locais, os futuros profissionais de Educação criam oportunidades de exploração e de descoberta dos meios físico e sócio-cultural do quotidiano da Criança. Uma prática que repense e valorize a sala de aula como espaço de encontro de aprendizagens não formais e de construção de aprendizagens formais pode contribuir para uma participação responsável e solidária na resolução de problemas ao longo da vida.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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