Detalhes do Documento

A competitividade do cluster do vinho em Portugal

Autor(es): Alberto, D. cv logo 1 ; Ferreira, J. cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/778

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Estratégia; Competitividade; Cluster; Vinho


Descrição
Nos últimos 10 anos o mercado internacional dos vinhos sofreu uma profunda alteração, motivada, em parte, pela consolidação da posição dos países emergentes neste sector e a regressão dos países tradicionalmente produtores. Num contexto de concorrência acrescida é fundamental melhorar o desempenho competitivo do sector e das empresas que nele operam. O presente trabalho tem como objectivo analisar a situação actual do cluster do vinho, a sua competitividade e apresentar algumas soluções possíveis para a melhoria do desempenho competitivo do sector. Para tal, recorreu-se como referência à teoria das vantagens competitivas e à aplicação de vários instrumentos metodológicos, tais como a cadeia de valor, as cinco forças competitivas e ao “diamante” de Porter.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia