Document details

Concepções implicitas do professor e mudanças educativas - que papel para a for...

Author(s): Pereira, Cristina cv logo 1

Date: 2002

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/696

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Estratégias de mudança conceptual; formação inicial de professores; processos de ensino aprendizagem


Description
Numerosas pesquisas têm demostrado que as concepções implícitas do professor influenciam a forma como ensina e as suas opções metodológicas, interagindo de uma forma dinâmica com os contextos em que está envolvido. Tendo como base conceptual alguns dos pressupostos do “paradigma do pensamento do professor”, este artigo pretende reflectir sobre as condições e as estratégias de mudança conceptual, no âmbito da formação inicial de professores. A esse propósito apresentam-se os resultados de algumas investigações que, identificando alguns limites e dificuldades nos processos de mudança, apontam, de uma forma evidente, para uma relação dinâmica e, por vezes, conflitual, entre as concepções implícitas do professor sobre os processos de ensino-aprendizagem e os seus comportamentos pedagógicos.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU