Document details

Estudantes do ensino superior : as relações pessoais e interpessoais

Author(s): Nunes, Sara cv logo 1 ; Garcia, Ana cv logo 2

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/514

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Ensino superior; Adaptação académica; Transição académica; Dimensão pessoal; Relações interpessoais


Description
A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior implica necessariamente a superação de um conjunto heterogéneo de desafios. A par das mudanças desenvolvimentais inerentes à fase final da adolescência e à entrada na vida adulta, o ingresso no Ensino Superior obriga, muitas vezes, ao afastamento do espaço de vida familiar e à necessidade de novas formas de organização do tempo. Esta nova etapa de vida é marcada por uma evolução ao nível da autonomia, da construção de identidade, do desenvolvimento das relações interpessoais e do sentido da vida. Todos estes factores intervêm de forma decisiva no desenvolvimento pessoal e interpessoal do estudante. Neste trabalho, apresentam-se os resultados da avaliação das dimensões Pessoal e Interpessoal numa amostra de 104 alunos que ingressaram no IPCB em 2006/07. Foram inquiridos em Novembro de 2006 (no início do 1º ano) e em Maio de 2008 (a finalizar o 2º ano). Os resultados obtidos apontam para uma percepção globalmente positiva dos alunos relativamente à sua transição e integração académica no IPCB, obtendo-se pontuações médias mais elevadas na dimensão Interpessoal do que na Pessoal.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU