Detalhes do Documento

O Síndrome de Burnout

Autor(es): Rodrigues, Francisco cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/448

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Burnout; Docentes; Escola superior de saúde


Descrição
O síndrome de Burnout aparece como uma patologia associada à vida moderna, pois é o resultado de uma série de condicionantes negativos que as pessoas retiram do seu trabalho e que se repercute na sua vida diária, nomeadamente na sua saúde psíquica. È constituído por três sub-escalas, das quais também importa a sua avaliação individual São o cansaço emocional, a despersonalização e a eficácia profissional. Objectivos: Avaliar os níveis de Burnout nos Docentes da Escola Superior de Saúde Doutor Lopes Dias (ESALD). Material e Métodos: Foram estudados 25 Docentes da ESALD, aos quais foi aplicado o inquérito MBI-P (Maslach e Jackson, 1986), com o objectivo de avaliar os seus níveis de Burnout, bem como os valores obtidos para cada uma das suas três sub-escalas. Resultados: Obtiveram-se valores de Burnout, tanto individualmente como nas suas três sub-escalas (cansaço emocional, despersonalização e eficácia profissional), muito animadores e indicadores de um bom estado de empatia com o trabalho, não tendo nenhum dos docentes apresentado valores elevados, sendo a média de 52,52 pontos e o desvio padrão de 9,84 pontos (o máximo possível é de 132 e o mínimo de 0). O cansaço emocional obteve uma média de 14,40 pontos e um desvio padrão de 7,57 (o máximo possível é de 54 e o mínimo de 0), a despersonalização ficou-se por uma média de 3,80 pontos e um desvio padrão de 3,30 (máximo possível é de 30 e o mínimo de 0 pontos) e a sub-escala eficácia profissional obteve uma valor médio de 34,32 pontos, com um desvio padrão de 4,34 pontos (máximo possível de 48 pontos e mínimo de 0 pontos). Conclusão: Com a realização deste trabalho podemos concluir que não existe nenhum docente com valores de Burnout preocupantes, que o pudessem relacionar com o síndrome de “estar queimado”.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia