Detalhes do Documento

Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto ...

Autor(es): Ferreira, Tânia Alexandra Gonçalves cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2519

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Identidade Visual Corporativa; Estágio; Marca Gráfica; Design; Corporate branding; Trainee; Graphic Design; Design


Descrição
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico. Considerando a Identidade Visual Corporativa enquanto campo de investigação, o tema deste trabalho trata das etapas e processos de design dos signos de identidade. Trata-se de um projeto de investigação intervencionista, desenvolvido em contexto de estágio e que procura confrontar alguns modelos de autores reputados com a prática em contexto de trabalho. Os objetivos deste trabalho de investigação através do design, passam pela explanação de alguns processos e etapas de projeto de Identidade Visual Corporativa, recomendadas por alguns autores consultados, e do seu confronto com as experiências obtidas em contexto de estágio curricular na empresa “Celeuma — Creative Agency”. O processo de investigação assenta numa metodologia mista que se subdivide numa fase não intervencionista e numa outra intervencionista ativa em contexto de estágio. Os dados obtidos permitiram aferir que existem diferenças entre os modelos sistematizados dos autores e os processos adotados em contexto de trabalho, por questões de tempo, pela relação entre a empresa e os clientes, mas sobretudo pela ausência de modelos e de cultura de trabalho que valorize estas práticas. Considering the Corporative Visual identity as a field of research, the main topic of this work is related with the steps to design signs of identity. It is an interventionist research project, developed in probation context and seeks to confront some models proposed by reputed authors with the results obtained in workplace. The goals of this research work are the explanation of some processes and steps in projects of corporative visual identity, recommended by some authors, and compare them with experiences obtained in a traineeship at “Celeuma - Creative Agency”. The research process is based on a mixed methodology which is divided in a non-interventionist phase and in an active interventionist phase in probation context. The collected data allowed to assess that there are differences between the systematized models from authors and the processes adopted in workplace context, because of time issues, because the relationship between the company and the costumers, but especially by the absence of models and work culture that values this practices.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Daniel Raposo; Silva, José Miguel Gago da
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia