Author(s):
Belo, Ana Paula Pires Rodrigues
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2379
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Modelos de formação; Supervisão; Ensino clínico; Relação supervisiva
Description
Dissertação de Mestrado em Supervisão apresentada à Universidade de Aveiro As principais preocupações deste estudo centram-se na supervisão
em ensino clínico e na forma como os alunos a percepcionam.
Propusemo-nos compreender o significado que os alunos de
enfermagem atribuem à supervisão em ensino clínico. É uma área
complexa, abrangente e problemática e que, no que respeita à
perspectiva do aluno, se encontra pouco aprofundada.
Preocupamo-nos e interessamo-nos por esta temática porque
somos supervisores de alunos de enfermagem. É um estudo qualitativo
de natureza exploratória-descritiva e está organizado em duas partes que
se interligam. Na primeira parte fazemos um enquadramento teórico
de acordo com a problemática em estudo. A segunda parte é constituída
pelo estudo empírico que engloba as questões de investigação, os
objectivos formulados, a metodologia, a apresentação e análise
interpretativa dos dados e a discussão dos resultados. A recolha
de informação foi efectuada em três Escolas Superiores de Enfermagem
do País, e foram inquiridos trinta alunos do 4º ano de licenciatura
em enfermagem. No sentido de obter reacções espontâneas, baseadas
nas suas vivências reflectidas, criámos um guião em que eram solicitados
a narrar um episódio ocorrido em ensino clínico que, para eles, tivesse
sido significativo. As trinta narrativas de episódios significativos, foram
sujeitas à técnica de análise de conteúdo. Os dados foram agrupados
em cinco áreas temáticas: Representação dos alunos sobre
supervisão; Relação em contexto supervisivo; Competências do aluno,
do enfermeiro cooperante e do docente; Estratégias de Supervisão;
Condições de Trabalho para a Supervisão.
Após a interpretação dos resultados apresentamos as conclusões e
sugestões de possíveis intervenções e futuras investigações.
Os resultados obtidos sugerem que, na opinião dos alunos, a supervisão
em ensino clínico não é adequada, nem facilitadora da
aprendizagem. Reconhecem que os supervisores são a peça
fundamental para o seu crescimento profissional, mas apontam a
necessidade de aperfeiçoamento em algumas competências. Atribuem
muita importância à comunicação na relação supervisiva em ensino
clínico, mas constatam a existência de muitas situações de
comunicação insuficiente. Os alunos evidenciam desenvolvimento de
algumas competências em ensino clínico, tais como competências
cognitivas, atitudinais, comunicacionais e técnicas. Revelam consciência
das fragilidades e, nalguns casos, evidenciam competências de
auto-aprendizagem. Estes resultados sugerem-nos a realização de um
estudo sobre a mesma temática, comparativo e mais abrangente, isto
é, extensível a mais alunos. Assim como uma futura investigação que
se debruce apenas sobre a relação supervisiva, dimensão que se
evidenciou não só relevante, mas também problemática. ABSTRACT: The main concerns of this study are centered in the supervision in
clinical teaching and in the way students perceive it. We wanted to
understand the meaning that nursing students give to the supervision in
clinical teaching. It is a complex, comprehensive and problematic area
which, according to the students’ perspective, requires deeper investigation.
We are interested in and concerned about this subject because we
are supervisors of nursing students.
It is a qualitative study having an exploratory-descriptive nature and
it is organized in two interconnected parts.
In the first one, we propose a theoretical framework according to the
problem under study. The second part is made up of the empirical
study, covering the investigation questions, proposed goals, methodology,
the presentation and interpretative analysis of data, and discussion of
the results achieved.
The gathering of information was carried out in three national
Nursing Graduating Colleges, where thirty students of the 4th year of a
Nursing Degree were interviewed.
To obtain spontaneous reactions based on their reflective experiences,
we have created a form in which the students were asked to describe
an incident that had occurred in clinical teaching and had been significant
to them. The content of these thirty descriptions of significant episodes
was tested according to the technique of content analysis. The resulting
data were grouped in five thematic areas: Students’ representation
under supervision; Relationship in supervisive context; Competence of
the student, cooperative nurse and teacher; Supervision strategies;
Working conditions for the supervision.
After interpretation of the results, we present the conclusions and
suggestions for possible interventions and future investigation.
According to the students’ opinion, the achieved results suggest
that supervision in clinical teaching is neither suitable nor the facilitator of
the learning. They recognize supervisors as an essential part for
their professional growth. However, they point out the need of improvement
in some areas of competence. They also give much importance
to communication in the supervisory relationship in clinical teaching but
they notice the existence of many situations of insufficient communication.
The students put in evidence the development of some competence in
the clinical teaching, such as cognitive, behavioral, communicative
and technical competence. They show they are aware of some
weaknesses and, in some cases, they show self-learning competence.
These results suggest to us the need to carry out a comparative and
more comprehensive study about the same subject, reaching more
students through it. Some future investigation that will only focus on
the supervisive relationship, which has become not only relevant but
also problematic, should also be carried out.