Detalhes do Documento

A importância do desenho na aprendizagem da dimensão gráfica da escrita : um es...

Autor(es): Costa, Liliana Patrícia Serra Mendes da cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2374

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Desenho; Fases de desenvolvimento da escrita; Motivação


Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada no 1º ciclo do Ensino Básico, integrada no 1º semestre do 2º ano de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, ministrada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste relatório fazemos uma síntese do trabalho realizado na Prática Supervisionada, nomeadamente, durante a semana de observação, semana de 23 a 31 de outubro de 2012. O meu período de prática individual foi de três semanas intercaladas o período de prática em grupo (eu e as minhas duas colegas) foi de duas semanas. Numa segunda parte do mesmo relatório, apresentamos um trabalho de investigação relacionando dois sistemas de representação gráfica, o desenho e a escrita. As crianças desenharam de forma livre e orientada mostrando as diferenças entre essas representações e puderam também construir textos de forma livre e cópias de textos. Através destas representações pudemos observar as diferenças do seu desempenho nas diferentes atividades tirando assim algumas conclusões. O processo metodológico recaiu sobre um Estudo de Caso, tendo utilizado como instrumentos e técnicas de recolha de dados a observação participante, as entrevistas, as notas de campo, tarefas distribuídas aos alunos e os trabalhos realizados pelos alunos em anos anteriores. Na presente investigação pretendia-se perceber se existe uma estreita ligação entre o desenho e a escrita (desenho das letras). Ao longo deste relatório veremos que, tal como refere Vygotsky “o desenho e a escrita devem ser vistos como momentos diferentes de um processo essencialmente unificado […] (1989, p.131) […] brincar e desenhar deveriam ser estágios preparatórios do desenvolvimento da linguagem escrita […]”(1989, p.134). Os trabalhos recolhidos, juntamente com a análise feita às entrevistas tanto da professora como dos alunos, mostram ainda a importância da motivação no desempenho de qualquer atividade. Quando estamos motivados e empenhados numa tarefa o esforço para chegar à “perfeição” é muito maior.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia