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A relação entre diretores de turma e pais no 2º e 3º ciclos : para a construção...

Autor(es): Ribeiro, Ana Raquel Saraiva cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2358

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Relação escola-família; envolvimento parental; diretor de turma; representações


Descrição
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar. Para a educação das crianças e jovens, é fundamental existir uma relação positiva e de proximidade entre a escola e a família, bem como entre os professores e os pais/encarregados de educação. O diretor de turma é o elemento-chave que poderá promover uma relação de colaboração com a família. A presente investigação consiste num estudo de caso e centra-se no tipo de relação existente entre os encarregados de educação e os diretores de turma no 2º e 3º ciclos da Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova. Pretende analisar o grau de envolvimento dos Encarregados de Educação na escola, o modo de concretização desse envolvimento e as representações de ambas as partes. Deste modo, definiram-se os seguintes objetivos: (a) caracterizar a aproximação que existe entre a família e a escola/professores; (b) identificar as barreiras que interferem na relação professores-família; (c) identificar as representações que os diretores de turma possuem acerca do diálogo com os pais/encarregados de educação; e (d) identificar as representações que os pais/encarregados de educação possuem acerca do diálogo com os diretores de turma. Na investigação participaram encarregados de educação e diretores de turma do 2º e 3º ciclos. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e por entrevista. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que existem discrepâncias nas perceções de cada instância relativamente a determinados assuntos. As principais conclusões indicam que uma parte significativa dos encarregados de educação não se dirige à escola sem ser convocada e tampouco a partir de iniciativa própria; parte significativa dos encarregados de educação considera que é pouco incentivada pelos diretores de turma a participar; por outro lado, os diretores de turma responsabilizam os pais pelo afastamento da escola e pela falta de envolvimento; a maioria dos encarregados de educação não comparece às reuniões; e os principais obstáculos ao envolvimento são a incompatibilidade de horários, a distância e a falta de interesse/valorização. Nestas circunstâncias, justifica-se o desenvolvimento e posterior implementação de um programa de intervenção junto de figuras parentais/encarregados de educação e docentes, o qual promova um envolvimento maior entre a escola/diretor de turma e a família.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Moreira, Maria João da Silva Guardado
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