Autor(es):
Santos, Raquel Sofia Antunes dos
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2165
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Assunto(s): Educação pré-escolar; Emergência da leitura; Corpus textual; Tipologias textuais; Prática supervisionada
Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Nele apresentamos o trabalho desenvolvido durante o estágio, integrando de forma inter-relacionada a investigação realizada na prática supervisionada em Educação Pré-Escolar - “A Emergência da Leitura na Educação Pré-Escolar Diversificação do Corpus Textual”.
Ligado à Área de Conteúdo da Expressão e Comunicação, mais propriamente, ao Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, foi nosso propósito estudar e caracterizar a diversidade do corpus textual utilizado no processo de ensino aprendizagem.
A amostra da investigação é constituída por dezoito crianças de quatro e cinco anos de idade, constituindo o grupo onde se desenvolveu a Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar.
Do ponto de vista investigativo-metodológico, optámos pelos princípios da investigação-ação de base qualitativa. Segundo estes princípios, o investigador tem um papel ativo no contexto em análise, cabendo-lhe as tarefas de planificação, execução, observação e reflexão, visando melhorar o processo de ensino aprendizagem.
Recorremos à observação participante, às notas de campo, aos registos fotográficos, às produções das crianças, complementados com o recurso aos inquéritos (quer por questionário quer por entrevista) para a obtenção de dados.
Constituindo uma etapa que engloba experiências diversas e multifacetadas, momentos reflexivos e inúmeras aprendizagens, a Prática Supervisionada permitiu-nos experienciar de forma ativa a dupla função do educador - ensinar e investigar. A união da teoria à prática é um caminho obrigatório para a eficácia e o sucesso, quer na perspetiva do docente quer na perspetiva das crianças.
Com a elaboração deste Relatório de Estágio, constatámos o quanto um trabalho didático cimentado na diversificação textual se configura com um elemento facilitador da emergência da leitura, da iniciação à educação literária em idade pré-escolar.