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Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Jorge, Fátima cv logo 1 ; Paixão, Fátima cv logo 2 ; Martins, Helena cv logo 3 ; Nunes, Fernanda cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2147

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Ensino Básico; Integração curricular; Interação de contextos formais e não formais de educação; Geometria e medida


Descrição
Um aspeto essencial da educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) prende-se com a implementação de práticas de ensino direcionadas para o desenvolvimento integrado de atividades e áreas do saber, promotoras do desenvolvimento cognitivo dos alunos, do crescimento das capacidades relacionais e da aquisição de cultura científica. Nesse âmbito, cada vez mais se requerem oportunidades de aprendizagem diversificadas, estabelecendo a complementaridade entre os espaços formais, associados à escola, e os espaços não formais, pelo seu potencial de interdisciplinaridade, criatividade e motivação. Tomando como referência dois estudos desenvolvidos com uma turma de 4.º ano do 1.º CEB, apresentamos alguns dos recursos didáticos desenvolvidos para apoiar a exploração didática de um espaço de educação não formal – o Jardim do Paço de Castelo Branco – e implementar práticas de ensino integrando as áreas de estudo do meio e matemática. Apresentam-se evidências das atividades desenvolvidas pelos alunos, analisam-se os resultados obtidos e sustenta-se a pertinência da utilização dos espaços não formais para a promoção de aprendizagens de índole curricular.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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