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Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior

Autor(es): Ramos, A. cv logo 1 ; Delgado, F.M.G. cv logo 2 ; Afonso, Paulo cv logo 3 ; Cruchinho, A. cv logo 4 ; Pereira, Paula cv logo 5 ; Sapeta, Paula cv logo 6 ; Ramos, George cv logo 7

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2145

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): ConstAp; ECTS; Ensino-aprendizagem; Trabalho autónomo


Descrição
A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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