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Educação física inclusiva no contexto escolar : as atitudes dos alunos sem cond...

Autor(es): Pires, Pedro Rui Inês cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2117

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Inclusão e educação física; Atitudes; Deficiência; Alunos com NEE


Descrição
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialidade de Desporto Adaptado. O principal objetivo desta investigação é avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física, num contexto inclusivo. Pretende também contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos formando assim uma amostra por conveniência. Foram aplicados dois instrumentos na presente investigação, uma entrevista exploratória que serviu de base para a construção de um questionário. Os dados obtidos foram tratados no programa estatístico SPSS 19,0, através da estatística descritiva, mediante as medidas de tendência central. Para o teste de hipóteses foram utilizados o teste t-student, a ANOVA e a matriz de correlação de r-Pearson. Os resultados obtidos revelam diferenças de atitudes, quanto ao género e à tipologia da deficiência existente na turma. No que respeita à idade não estamos em condição de concluir de forma concreta, pois nesta variável não tem uma tendência definida. Quanto às relações entre os blocos, estes também demonstram diferenças entre as atitudes O bloco “Valorização da participação do aluno com condição de deficiência”: reflete: uma: atitude de inclinação positiva, enquanto que o bloco “Envolvimento do professor nas aulas de EF”: evidencia: uma tendência negativa relativamente às atitudes. Concluímos e constatámos que existe uma correlação fraca positiva entre os blocos “Envolvimento do aluno com condição de deficiência nas Aulas de EF” e “Valorização da Participação do aluno com condição de deficiência nas aulas de EF” Quanto ao bloco “Valorização da Participação do aluno com condição de deficiência nas aulas de EF” em função “Envolvimento dos Colegas com o aluno com condição de deficiência nas Aulas de EF”, existe uma correlação moderada positiva.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro; Viegas, Pedro Miguel Santos Jorge de Sá
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