Author(s):
Milheiro, Pedro Nuno Trindade
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2094
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Pensamento algébrico; Padrões de repetição; Necessidades Educativas Especiais (NEE); Trissomia 21 (T21); Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Resiliência
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. A investigação que aqui se apresenta incide sobre uma questão que tem gerado alguma controvérsia no campo investigacional e que se relaciona com as aprendizagens realizadas na área da matemática, por parte dos sujeitos portadores de Trissomia 21. Durante largos anos acreditou-se que estes sujeitos não eram capazes de realizar essas aprendizagens (Horstmeier, 2004). No entanto, o verdadeiro problema parece advir da atitude cética de muitos dos intervenientes em relação às suas capacidades e que, portanto, estão logo à partida a vedar-lhes o direito à concretização das aprendizagens. Atualmente, a abordagem precoce ao ensino da álgebra está a ganhar uma posição cada vez mais consistente nos programas escolares.
O dilema que se coloca frequentemente entre a utilização do computador, por um lado, e o recurso a materiais concretos, por outro, foi aqui objeto de estudo. Foi seguida uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso.
Os dois sujeitos participantes foram envolvidos em tarefas de exploração de padrões de repetição, realizando um conjunto de 120 tarefas com materiais de uso corrente e outro leque de 144 tarefas com materiais matemáticos. Um deles recorreu a materiais concretos para a realização das atividades e o outro executou-as com base num software educativo que foi concebido para o efeito no âmbito deste estudo.
A análise dos dados obtidos permitiu apurar que o trabalho com padrões se assume como fundamental na procura de regularidades e no processo de generalização. Foram propostas tarefas de completação requerida à direita, à esquerda e ao centro. Estas últimas revelaram ser, no conjunto global, aquelas em que os dois sujeitos registaram tempos de realização inferiores, o que acaba por ser representativo do nível de resiliência evidenciado pelos participantes em tarefas desta natureza. Em ambos os casos, o sucesso foi mais expressivo nas tarefas realizadas, numa fase posterior, com os materiais matemáticos. Em relação à questão de investigação definida, verificou-se que o desenvolvimento do pensamento algébrico e a estruturação de condutas resilientes podem ser promovidos mediante uma aposta consistente nas Tecnologias de Informação e Comunicação, que comprovaram ser um recurso eficaz ao serviço das aprendizagens.
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Afonso, Paulo José Martins; Quelhas, Maria do Rosário Henriques Branco Pires