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A canção na aula de inglês : uma abordagem de investigação-ação

Autor(es): Henriques, Luísa Maria Ferreira Fernandes cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2066

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Música; Canção; Investigação-ação; Motivação; Língua estrangeira


Descrição
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Este estudo visa apresentar as várias razões e as vantagens que levam um professor a usar a música e as canções dentro da sala de aula. O estudo foi desenvolvido numa turma de 5º ano, no ano letivo 2012/2013, no âmbito da unidade de prática de ensino supervisionada. A música e as canções são recursos por excelência para trabalhar a língua estrangeira e fortalecer o vínculo entre a língua e a cultura de uma forma lúdica. Em primeiro lugar apresentamos uma fundamentação teórica do uso da música e das canções no ensino da língua estrangeira com crianças. Seguidamente procedemos a uma apresentação teórica da metodologia utilizada, investigação-ação, incluindo as razões da escolha desta metodologia. De modo a obter a informação necessária para o desenvolvimento do estudo, privilegiamos a recolha de dados junto dos alunos através de questionários, da professora cooperante e do encarregado de educação através de uma entrevista e, finalmente, recorremos às notas de campo obtidas pela observação das aulas pela professora estagiária. Com estes instrumentos, pretendíamos recolher opiniões e informações relativas às atividades com música realizadas em sala de aula. Os materiais pedagógicos relacionados com música que foram apresentados aos alunos durante a prática pedagógica foram descritos, analisados e sujeitos a uma reflexão sobre o modo como se enquadraram na prática pedagógica. Após a recolha e análise de dados, pretendemos partilhar as conclusões deste estudo sobre os benefícios e vantagens da utilização da música e canções na sala de aula de inglês, como língua estrangeira. As músicas e as canções têm um vasto potencial didático, uma vez que estamos perante um recurso real e autêntico, facilmente acessível aos alunos e professores, sendo uma mais-valia na aprendizagem da língua estrangeira pela sua capacidade de motivar e manter o nível de interesse dos alunos. Este recurso cria um ambiente propício ao relaxamento e desenvolve emoções positivas que, por sua vez, facilitam a aquisição de novos conhecimentos. A música e as canções permitem explorar vários conteúdos como a gramática, o vocabulário e a cultura, entre outros. Também o cantar favorece a destreza oral ao estimular a comunicação em língua estrangeira, aspeto este que, por vezes, é fonte de muita ansiedade por parte dos alunos. Por outro lado, a audição de músicas e canções auxilia os alunos na competência auditiva.A música é um recurso que muda constantemente, o que leva o professor a estar em permanente atualização para que apresente aos seus alunos atividades simples, motivantes mas reais.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata
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