Detalhes do Documento

Aprender em espaços não formais no 1º ciclo do ensino básico : do estudo do sol...

Autor(es): Rodrigues, Clara Patrícia Santos cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2028

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Educação pré-escolar; Primeiro ciclo do ensino básico; Educação em ciências; Interação de contextos formais e não formais de educação; Horto de Amato Lusitano


Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em educação pré–escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. O presente relatório resulta das práticas educativas desenvolvidas em Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A Prática em Educação Pré-Escolar foi desenvolvida com um grupo de crianças da Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota, com idades compreendidas entre os 3/4 anos, enquanto a Prática do Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida com uma turma de 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Afonso de Paiva. Deste modo, a primeira parte do relatório, apresenta as fases de desenvolvimento da Prática em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (organização da Prática, observação, desenvolvimento de prática individual e de grupo, reflexão sobre a prática). Tendo presente o contexto da prática, este relatório dará mais ênfase ao Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, dado que a nossa investigação se desenvolveu neste contexto. Partindo da prática e tendo em conta a relevância dos espaços não formais, pretendemos verificar de que modo estes, promovem as aprendizagens curriculares. Assim sendo, a problemática do estudo centra-se no contributo dos espaços não formais para as aprendizagens, mais concretamente do Horto de Amato Lusitano, no espaço envolvente à Escola Superior de Educação. Definiram-se os seguintes objetivos: (i) Compreender as potencialidades do Horto Amato Lusitano para o ensino da Ciências no 1º ciclo do ensino básico; (ii) Planear, implementar e avaliar em que medida as atividades realizadas no Horto Amato Lusitano facilitam as aprendizagens dos alunos. O enquadramento teórico encontra-se sub-dividido em “Ensino das Ciências” Contextos de Educação formal/não formal”, “Horto de Amato Lusitano”, “Ensino e aprendizagem em espaços não formais”. Relativamente às opções metodológicas, estas assumem características ajustadas aos estudos qualitativos, num formato de investigação–ação. As técnicas de recolha de dados adotados foram: observação, notas de campo, produções escritas dos alunos (documentos de registo de atividades, desenhos e textos), registo fotográfico e entrevista semiestruturada. De modo a validar os resultados, recorremos à triangulação metodológica. Esta investigação permitiu apreciar o significativo contributo das atividades prático/experimentais decorrentes no Horto de Amato Lusitano, relativamente à promoção de aprendizagens de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico, podendo concluir da pertinência da utilização dos espaços não formais para práticas educativas ativas e motivadores.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia