Document details

Manhã submersa o romance e o filme

Author(s): Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1991

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Texto narrativo literário e fílmico; Literatura comparada; Narratologia; Narração no texto fílmico


Description
Dissertação de Mestrado em Literatura Comparada, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Partindo da problematização das relações entre literatura e cinema, debruçamo-nos em particular sobre Manhã Submersa, romance e filme, respetivamente de Vergílio Ferreira e Lauro António. Ações, personagens e espaços estruturam-se diferentemente no texto literário e no fílmico. Recorrendo a estratégias de redução, introdução e alteração, o realizador cria novas combinações que atenuam e quase elidem a problemática existencialista patente no romance e que acentuam a crítica sociopolítica que predomina na adaptação. Também o processo narrativo é diferente nos dois textos. Oferecendo o romance uma narração em primeira pessoa, feita por um narrador autodiegético, instaura-se desde o início uma narrativa retrospetiva de acontecimentos passados, vistos pela ótica pessoal e subjetiva do narrador/personagem principal. Oferecendo o texto fílmico uma narração em terceira pessoa, cria-se um efeito de presentificação dos factos narrados, apagando a subjetividade do narrador e produzindo um efeito realista de apresentação dos acontecimentos de forma mimética. Trata--se, pois, de dois textos que, obviamente, mantendo relações de semelhança e de dependência (o segundo é uma adaptação do primeiro), são também bastante diferentes e autónomos.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Buescu, Helena Carvalhão
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU