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Uma aplicação de Software Educativo no 1º Ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Pequeneza, Tânia Vanessa Costa cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1984

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Tecnologias de Informação e Comunicação; Software Educativo; Matemática; 1º Ciclo do Ensino Básico


Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser consideradas como impulsionadoras de novas estratégias de ensino-aprendizagem em todos os níveis de aprendizagem. O software educativo, entendido como um software concebido para ser utilizado em contexto educativo, apresenta um conjunto de caraterísticas que têm como objetivo promover e facilitar a aquisição de novos conhecimentos. Para o efeito, através da integração de diferentes representações dos conteúdos, especialmente, pela introdução de efeitos sonoros e visuais vêm promover índices mais elevados de motivação. Por outro lado, a adaptação do SE aos diferentes ritmos de aprendizagem vem favorecer a sua adoção pelos alunos. Neste sentido, a presente investigação pretende compreender se a utilização do software educativo pode contribuir para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível da matemática, no 1º ano de escolaridade. Para sustentar a investigação recorremos aos princípios da investigação-ação, baseada na implementação de tarefas de aprendizagem, onde o investigador participa ativamente na investigação. Para isso, recolhemos dados através de inquéritos por questionários aplicados aos alunos, foi realizada uma entrevista semiestruturada à professora cooperante, foi efetuada uma observação direta e foram recolhidas notas de campo. A presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática Supervisionada, integrada no 1º semestre do 2º ano do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico que foi realizada numa escola de 1º Ciclo no concelho de Castelo Branco, com um grupo de vinte e seis alunos que frequentavam o primeiro ano de escolaridade. Com a análise dos dados pudemos verificar que os alunos já possuíam algumas competências digitais que lhes permitem usar o computador e que a maioria já o utilizava mesmo antes de frequentar a escola. Também foi possível verificar que a aplicação do software educativo pode ser um importante recurso didático na implementação do processo de ensino e aprendizagem.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
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