Detalhes do Documento

Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)

Autor(es): Fonseca, Bruno João de Gonçalves e cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1807

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Marca; Marca gráfica; Imagem corporativa; Identidade corporativa; Gestão de design; Brand; Graphic marc; Corporate identity; Corporate image; Management design


Descrição
Relatório de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico Tudo indica que muitos gestores empresariais, nomeadamente em Portugal, não vêm ainda o design como uma disciplina estratégica para as suas empresas, mas sim uma área secundária de não retorno. Não compreendendo, portanto, o contributo deste e muito menos os gastos implícitos na sua concepção e aplicação. Com este projeto, pretende-se ajudar a demonstrar que o design e os seus processos de gestão, são um contributo essencial para o sucesso de qualquer empresa; mais especificamente naquelas de pequena e média dimensão. Para tal, irá reformular-se a identidade corporativa da Ambial; uma pequena empresa especializada em controlo de pragas, segurança alimentar e venda de produtos / equipamentos de higienização. A metodologia implementada ao longo deste projeto servirá para demonstrar as formas e as mais-valias da gestão de identidade corporativa, assim como reafirmar e fundamentar a presença desta disciplina no tecido empresarial contemporâneo. Além do mencionado, este trabalho terá também o intuito de sensibilizar os empreendedores, os empresários e os próprios designers para a inclusão do design na estratégia de topo empresarial, desmistificando a perceção geral e ainda atual de que esta disciplina e as suas variantes são consideradas apenas processos finais, de mera execução técnica. ABSTRACT Everything indicates that most business managers, particularly in Portugal, do not see design as a strategic discipline for their companies, but a secondary area of no payback. By not understanding therefore its contribution and much less the spending implicit in its conception and implementation. With this project, it is intended to demonstrate that design and its management processes, are an essential contribution to the success of any company, more specifically those of small and medium size. Therefore, Ambial’s corporate identity will reshape itself; a small company specialized in plague’s control, food security and product /equipment hygiene selling. The implemented methodology throughout this project will serve to demonstrate the ways and gains in corporate identity’s management, as well as to reaffirm and justify this discipline’s presence among nowadays business web. Besides the already mentioned, this work will also aim to raise awareness among entrepreneurs, businessmen and designers themselves for design inclusion in the top business strategy, demystifying general perception, still current nevertheless, that this discipline and its variants are considered final steps, of mere technical execution.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Daniel Raposo; Neves, João Vasco Matos
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia