Detalhes do Documento

Estórias da história de Portugal contadas a crianças com DID – Estudo de caso

Autor(es): Marques, Cláudia Alexandra Gouveia Assis cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1526

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID); Conto; Leitura expressiva; Imagem; História de Portugal (HGP)


Descrição
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor. Nesta dissertação apresentam-se os resultados de uma investigação no que concerne à importância da utilização do conto, da imagem e da leitura, no processo de ensino-aprendizagem, no que respeita aos conteúdos da disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP) aplicada a alunos portadores de Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Orientada pelos efeitos pedagógicos do conto e pelo pressuposto de que a leitura e a imagem têm impacto na aquisição de competências, a investigação desenvolveu-se em torno de um grupo de alunos portadores de DID, de um Agrupamento de Escolas do centro do país. Os resultados apurados da aplicação do conto Estórias da História de Portugal e análise das fichas de autoavaliação permitiram constatar o elevado grau de importância do conto, da imagem e da leitura como ferramentas didáticas e lúdicas eficazes na abordagem da História de Portugal, tendo-se registado resultados positivos na aquisição de competências naqueles alunos com DID.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia