Autor(es):
Pires, Sandra Isabel Levita
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1291
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Assunto(s): Trabalhos para casa; 1º Ciclo do Ensino Básico; Crianças; Pais
Descrição
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico Este resumo tem como objetivo conhecer o impacto que os trabalhos para casa têm nas crianças do 1º ciclo do ensino básico, nas quatro áreas curriculares, tendo em conta a opinião das crianças e dos pais.
Inicialmente fez-se uma revisão da literatura onde se definiu o que se entende por trabalhos para casa, abordou-se a sua importância na aprendizagem e o cansaço provocado nas crianças e nos pais, a regulamentação existente noutros países, a quantidade e o tempo disponibilizado para a realização dos TPC segundo a opinião de vários autores.
Pela análise dos dados pode-se concluir que os trabalhos de casa, por vezes, provocam stress e cansaço em algumas crianças e nos pais, no entanto, são muito importantes porque contribuem para consolidar conteúdos estimulando assim a aprendizagem dos alunos.
Tanto as crianças como os pais consideram que apesar de terem que realizar TPC ainda têm tempo livre para outras atividades de lazer, criativas, desportivas e culturais, pois quase todas as crianças têm quem as auxilie na resolução destes e não necessitam de muito tempo para os fazer pois, não têm muitas dificuldades.
As crianças gostavam também que os professores, por vezes, lhes propusessem trabalhos de casa mais interessantes e motivadores, como por exemplo, gostariam de realizar trabalhos em grupo, ilustração de textos, inquéritos à família, desenhos, experiências…