Description
A vacinação é uma das principais medidas de mitigação da gripe sendo reconhecido o seu papel na redução do risco de contágio da doença e de ocor-rência das respectivas complicações1.
Desde 2008, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA) com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, tem parti-cipado através do estudo EuroEVA no projecto europeu multicêntrico I-MOVE (Monitoring influenza vaccine efective-ness during influenza seasons and pan-demics in the European Union). Este projecto é coordenado pela EpiConcept SARL e financiado pelo ECDC e tem como objectivo estimar a efectividade da vacina sazonal e pandémica durante e após a época de gripe.
Os países que participam neste pro-jecto, desenvolvem anualmente um estudo com delineamento caso-controlo, tendo como base um proto-colo comum.
Nesta época, 2010-11, o projecto I-MOVE contou com a participação de Por-tugal, Espanha, Itália, França, Polónia, Hungria, Irlanda e Roménia e tinha como objectivo estimar a efectividade da vaci-na (EV) antigripal sazonal na população geral e nos mais idosos (com 65 e mais anos).
Os resultados que agora apresentamos referem-se ao estudo EuroEVA 2010-11 e correspondem ao período decorrido entre a semana 45/2010 e a semana 11/2011.