Author(s):
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP
; Instituto Nacional de Estatística, IP
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.18/268
Origin: Repositório Científico do Instituto Nacional de Saúde
Subject(s): Cuidados de Saúde; Determinantes da Saúde e da Doença; Estados de Saúde e de Doença; Epidemiologia
Description
Objectivo: Estimar indicadores sobre o estado de saúde da população portuguesa através da realização do quarto Inquérito Nacional de Saúde.
Metodologia: Inquérito geral de saúde com recolha de dados por entrevista directa, no domicilio, a uma amostra probabilística, representativa da população residente em unidades de alojamento em Portugal. As áreas estudadas foram:
•Estado de saúde, doenças crónicas e incapacidades (estado de saúde auto-percebido, peso e obesidade, incapacidade temporária, incapacidade física de longa duração, doenças crónicas, sofrimento psicológico), com vista à caracterização do estado de saúde e doença da população residente;
•Cuidados de saúde e prevenção (consultas médicas, saúde oral, utilização de medicamentos, saúde reprodutiva, vacinação contra a gripe, monitorização do colesterol e tensão arterial elevada, doação de sangue, utilização dos subsistemas de saúde e seguros de saúde), com vista à caracterização dos residentes sobre comportamentos preventivos e curativos;
•Determinantes da saúde relacionados com estilos de vida (consumo de tabaco, consumo de alimentos, consumo de bebidas alcoólicas, actividade física), com vista à caracterização dos hábitos dos residentes que podem constituir elementos preventivos da doença;
•Qualidade de vida (qualidade de vida auto-percebida).
Resultados: Publicação com os principais apuramentos do Quarto Inquérito Nacional de Saúde, realizado em parceria pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) entre Fevereiro de 2005 e Fevereiro de 2006.
O trabalho contou também com a colaboração da Direcção-Geral de Saúde e das Secretarias Regionais dos Assuntos Sociais dos Açores e da Madeira.
É o primeiro inquérito de saúde por entrevista que abrange as populações residentes na Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira, pelo que constitui o primeiro retrato da saúde em Portugal que reflecte a expressão de todos os residentes no País.
Por outro lado, a nível nacional, é também o primeiro inquérito deste tipo em que os resultados não correspondem a valores amostrais, reportando a toda a população residente, através da aplicação de um método matemático que expande as respostas individuais tendo em conta a composição etária e por sexo dos habitantes. Esta característica abrange também os resultados do inquérito realizado em 1998/1999 pelo INSA, viabilizando uma leitura da evolução temporal dos principais comportamentos face à saúde para a população residente no Continente.
As edições anteriores, incluindo a relativa ao inquérito 1998/1999, apresentavam apenas contagens amostrais, pelo que esses resultados não são comparáveis com os agora apresentados.