Author(s):
Gil, Ana Paula
; Santos, Ana João
; Kislaya, Irina
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.18/1149
Origin: Repositório Científico do Instituto Nacional de Saúde
Subject(s): Determinantes da Saúde e da Doença; Violência contra as pessoas idosas; Prevalência
Description
A violência, enquanto fenómeno emergente no atual contexto do envelhecimento demográfico, tem vindo a ganhar visibilidade crescente tanto no contexto internacional como nacional. Estudos realizados indicam a existência de especificidades, tanto ao nível da população-alvo, como do contexto em que muitos destes fenómenos ocorrem. Neste sentido, através do presente estudo pretende-se identificar e caracterizar as situações de violência física, psicológica, financeira, negligência e sexual a que se encontram sujeitas as pessoas com sessenta e mais anos (60+ anos), bem como estimar a prevalência dessas situações na população portuguesa, caracterizando as condições de ocorrência no contexto familiar, de forma a identificar fatores de risco e protetores.
Para cumprir esse objetivo, foi delineada a realização de um inquérito telefónico a uma amostra de pessoas com sessenta e mais anos da população residente em Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores.
Este relatório de execução tem como objetivo principal apresentar alguns resultados preliminares obtidos através do inquérito telefónico bem como apresentação dos indicadores de execução, nomeadamente contactos gerados, taxa de resposta e de recusa, e tempo médio de entrevista. Descrevem-se ainda alguns aspetos relacionados com os objetivos do estudo, plano, métodos e a amostragem. Por fim, são apresentados os resultados brutos de caraterização da amostra e dos dados populacionais relativos à população com 60 e mais anos (Censos, 2011).