Autor(es):
Lobo, Joana
Data: 2014
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação pré-escolar; Cidadania; Professor reflexivo
Descrição
O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do
mestrado em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu em contexto Pré-
Escolar junto de um grupo de 5 anos, pertencente a uma instituição cujo
objetivo primordial é, ajudar as crianças a construir conhecimentos, a
desenvolver competências e a formarem a personalidade.
Partindo do princípio que aprender a conhecer, aprender a fazer,
aprender a viver juntos, aprender a ser (Jacques Delors, 1996), são os quatro
pilares da educação, o presente relatório tem como ponto de partida o tema “O
Exercício da cidadania num grupo de 5 anos”. Através deste recorreu-se a uma
metodologia de investigação para compreender “Que estratégias pedagógicas
contribuem para o desenvolvimento da cidadania num grupo de 5 anos no
jardim-de-infância?”. Focalizei o estudo nesta temática utilizando a observação
participante, a análise documental e a entrevista, como técnicas de
investigação. Este estudo trouxe mais-valias, salientou a importância do
educador utilizar estratégias/ dispositivos pedagógicos e o impacto que tiveram
na promoção do desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças.
O presente trabalho teve como sustentação a prática pedagógica e a
fundamentação teórica de diversos autores.ABSTRACT
This report comes under the work experience of the Masters in Preschool
Education. The internship took place in Preschool context from a group of 5
years belonging to an institution whose primary purpose is to help children build
knowledge, develop skills and form the personality.
Assuming that learning to know, learning to do, learning to live together,
learning to be (Delors, 1996), are the four pillars of education, this report takes
as its point of departure the theme "The exercise of citizenship in group of 5
3
years. " Through this up used a research methodology to understand "What
teaching strategies contribute to the development of citizenship in a group of 5
years in the garden for children?". I focused the study on this topic using
participant observation, document analysis and interviews as research
techniques. This study brought gains, stressed the importance of educators to
use strategies / pedagogical devices and the impact they have had in promoting
the development of citizenship skills in children.
This work was support pedagogical practice and theoretical basis of several
authors. Trabalho de projeto apresentado àm Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar, área de especialização em Educação Pré-Escolar