Autor(es):
Faro, Maria Leonor
Data: 2014
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico; Diferenciação pedagógica; interdisciplinaridade; Professor reflexivo
Descrição
Educar: a missão de Cativar para libertar é o paradoxo que consiste no ideal subjacente
aos estágios desenvolvidos em duas valências distintas: o 1º e o 2º Ciclo do Ensino
Básico. Aqui espelha-se a intervenção educativa concretizada, através da sua
coadjuvação com uma prática reflexiva inerente ao profissional de dupla habilitação,
tendo esta sido focada em aspetos que traduzem preocupações da educação hodierna
como a continuidade e articulação latentes entre os dois níveis de ensino, que, por sua
vez implicam uma flexibilidade do docente mediante a necessidade de praticar uma
diferenciação pedagógica que se traduza na construção de uma Escola de todos e para
todos (SERRA, 2005). Do mesmo modo este relatório espelha a preocupação com a
formação de espíritos críticos através da realização de atividades interdisciplinares
baseadas numa busca pela motivação, no sentido de promover nos alunos uma
construção do auto conhecimento, capaz de libertá-los para uma vivência plena da sua
individualidade, já que “[…] a educação é um processo de crescimento interno, que o
sujeito pratica ativa e progressivamente, avançando na sua maturação pessoal.”
(CABANAS, 2002: 104). Em suma, esta dissertação apresenta, ainda que inacabado, o
processo de construção da profissionalização e da profissionalidade de uma estagiária
através do confronto das suas dúvidas e certezas com os factos vivenciados.ABSTRACT
Educate: the mission of Captivate to release is the paradox underlying the practicums
in the two distinct contexts: the 1st and 2nd Cycles of Primary School Teaching. This
document features the educational intervention through reflective practice, characteristic
to a teacher with double qualification, following a path where current educational
concerns such as the ones regarding the continuity and articulation between the two
cycles were always taken into account, which in turn leads to the teacher’s flexibility upon
the need of carrying a pedagogical differentiation in order to build a school from and for
everyone (SERRA, 2005). Similarly, this report enlightens the concern of creating critical
spirits by pursuing interdisciplinary activities founded on a pursuit for motivation, towards
promoting self-knowledge upon the students, in order to release them for a full
experience of one’s individuality, since education is an internal growth process, that one
practices activily and gradually, progressing to one’s personal maturity (CABANAS, 2002).
Although it’s unfinished, this essay presents the construction of the professionalization
and professionalism process of an internee through the clash of her doubts and
certainties with what was experienced. Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em 1º e 2º Ciclo do
Ensino Básico
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Ferreira, Ana Luísa; Gouveia, João