Autor(es):
Costa, Sara Catarina
Data: 2013
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação especial; Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE); Ensino-aprendizagem
Descrição
Nos dias que correm, há cada vez mais crianças que fazem da escola um
problema para si e consequentemente para os outros, nomeadamente, pais, família,
professores e a sociedade em geral. Crianças que, mesmo tendo capacidades
intelectuais e cognitivas suficientes para evoluirem cada vez mais e melhor, não
conseguem ir além de resultados satisfatórios em áreas específicas, como a
aprendizagem da língua materna, leitura e escrita, apresentando múltiplos resultados
de insucesso escolar.
A escola é uma instituição que deve responder às dificuldades de cada criança,
adequando assim, os seus processos de ensino-aprendizagem. Para isso, devem ser
aplicadas medidas e materiais adequados que satisfaçam os alunos, que melhorem a
qualidade da sua aprendizagem e que façam com que o ensino, não seja visto como
uma imagem negativa e de pouco interesse por parte dos mesmos. Nesse sentido, a
abordagem da ludicidade parece ser um recurso imprescindível para a aprendizagem
e para o desenvolvimento cognitivo das crianças com dificuldades de aprendizagem.
Os alunos em estudo são crianças com dificuldades de aprendizagem, inseridas
em turmas regulares e a frequentar um centro de estudos, com apoio escolar e
desenvolvimento de programas de apoio especializado. Após a caraterização e
avaliação inicial das crianças, segundo o programa Decifrar de Emílio Salgueiro, foi
importante a criação e elaboração de um plano de intervenção com base na
ludicidade, relacionando dois blocos, nomeadamente o linguístico e o psicomotor, para
colmatar as dificuldades sentidas e fazer com que o processo de ensino-aprendizagem
seja mais favorável. Os dados foram obtidos através da observação participante e
posteriormente pela comparação dos resultados das avaliações realizadas aos alunos,
no momento inicial e após a aplicação das atividades lúdicas, com a aplicação de um
pré e um pós-teste. Quanto à metodologia este estudo segue uma metodologia
qualitativa e, no término desta investigação, fomos capazes de verificar melhorias
significativas no processo de aprendizagem das crianças em estudo.ABSTRACT
Nowadays, more and more children make the school a problem for themselves
and, consequently, for the others, namely, their parents, other family members,
teachers and society in general. These are children that, although they possess
enough intellectual and cognitive skills to progress further and further, cannot go
beyond satisfactory results in specific areas, such as the learning of their mother
tongue, reading and writing, and show multiple results of academic failure.
Therefore, school is an institution that must respond to the difficulties of each
child, thus adapting their teaching and learning processes. To achieve this, educators
must implement measures and use materials that meet the needs of the students, that
improve the quality of their learning process and that allow learning not to be seen
negatively and with little interest by the students. To do so, the approach to ludicity
seems to is an indispensible resource to learning and the cognitive development of
children with learning difficulties.
The main focus of analysis are children with learning difficulties, included in
classes with regular teaching and attending after school care centres, with school
support and development of specialized support programmes. After the initial
characterization and assessment of the children based on Emílio Salgueiro’s Decifrar
programme, we created and developed an action plan based on ludicity, relating two
areas, both the linguistic area and the psychomotor area, to overcome the difficulties
felt and make the teaching and learning process more favourable. The data were
collected through participant observation and, subsequently, in the comparison of the
evaluation administered to the students, initially and after the leisure activities, with the
application of a pre- and post-test. Finally, the data from this survey follow a qualitative
methodology and, in the end of this investigation, we were able to affirm significant
improvements in the learning process of the children studied. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação Paula
Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
Especialização em Educação Especial