Author(s):
Rodrigues, Carla
Date: 2013
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Intervenção comunitária; Envelhecimento; Memória; Promoção da saúde
Description
As alterações demográficas a que temos vindo a assistir, a par do progressivo
aumento da esperança média de vida, originam um conjunto de interrogações relativas à
vivência da velhice.
A formulação dessas interrogações, e as respetivas propostas de resposta, teve
como base a realização de um estudo de caso que envolveu:
- nove pessoas idosas, com idades compreendidas entre os 74 e os 90 anos;
- as respostas sociais de Centro de Dia (3) Centro de Convívio (3) e Serviço de
Apoio Domiciliário (3);
- três cuidadores informais.
Como instrumento de recolha dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada
que permitiu conhecer e explorar se o percurso individual da pessoa ao
longo dos anos configura o modo como ela vive a velhice.
As conclusões mostram que são os distintos momentos/experiências da trajetória
vivida, como passado e como recordação, que determinam as práticas presentes e
preditoras do futuro.
O dinamismo com que as pessoas ocuparam as suas vidas em fases anteriores
encontra paralelo com o dinamismo com que ocupam as suas vidas na velhice. Uns
adotam uma atitude mais positiva de desfrute, apesar das dificuldades provenientes do
processo de envelhecimento (normal e secundário), e outros menos otimistas, fruto
essencialmente dos problemas de saúde, vivem de forma sofrida, não encontrando um
sentido para a sua existência.
Com os cuidadores informais foi-nos possível perceber como é entendido e
percecionado o cuidado, bem como as principais necessidades relativas aos níveis do
Saber (necessidade de informação/formação), do Saber - Fazer (dificuldades na
prestação de cuidados) e do Saber-Estar (dificuldades emocionais que advêm da
prestação de cuidados).
6
Do conjunto das análises que este estudo de caso implicou há que realçar a
necessidade de intervenção comunitária atenta às singularidades de cada pessoa na qual
a promoção da saúde (neste trabalho salientamos a dimensão emocional e a
reminiscência) se torna uma estratégia fundamental de intervenção.ABSTRACT
Demographic changes that we have seen, along with the progressive increase in
average life expectancy, originate a set of questions relating to the experience of old
age.
The wording of these questions, and their respective proposed response was
based on the realization of a case study that involved:
- Nine elderly people, aged between 74 and 90 years of age;
- The social responses of Day Centre (3) Social Centre (3) Home Care Services
(3);
- Three informal caregivers
As a tool for collecting data it was used semi-structured interview which allowed
to know and explore if the person's individual journey through the years configures the
way she lives old age.
The findings/ conclusions show that there are distinct moments / experiences in
the trajectory lived, as past recollection, that determine the present practices and
predicting the future
The dynamism with which people occupied their lives at earlier stages is
paralleled with the dynamism in which they occupy their lives in old age. Some adopt a
more positive attitude to enjoy, despite the difficulties arising from the aging process
(normal and secondary), and other less optimistic, due essentially to health problems,
live by suffering, not finding a meaning to their existence.
With informal carers it was possible to realize how it is understood and
perceived the care, as well as major requirements on the levels of Knowledge (need for
information / training), of the Knowledge - Doing (difficulties in providing care) and
Knowledge-Being (emotional distress arising out of the provision/providing of care).
From all the analyzes that led to this case study there is the need to highlight the
community intervention careful to the singularities of each person in which health
promotion (this study emphasizes the emotional dimension and reminiscence) becomes
a key intervention strategy. Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Paula Frassinetti, para
obtenção do grau de mestre em Intervenção Comunitária, especialização em
Educação para a Saúde.