Autor(es):
Moura, Graça
Data: 2013
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Supervisão pedagógica; Pensamento crítico; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Formação de professores
Descrição
O desenvolvimento de qualquer investigação pressupõe a existência de algo
que nos inquieta e nos induz curiosidade; este trabalho que aqui se apresenta
não constitui uma exceção.
Utilizou-se uma metodologia quantitativa de natureza exploratória e descritiva,
com recurso a um inquérito por questionário aplicado aos principais
intervenientes no sistema de ensino, os professores e educadores, de uma
determinada realidade educativa
No âmbito deste estudo, colocou-se como principais as seguintes questões de
partida: porque é que o pensamento crítico é considerado um ideal educacional
valioso? Com base em que fundamentos pode o pensamento crítico ser
tomado como um guia educacional adequado e aceitável?
Em nosso entender, o papel da escola não pode ser apenas “transmitir
conteúdos”, mas antes “ensinar a aprender”. Ensinar a aprender é, no nosso
entender, criar possibilidades; não é apenas mostrar o caminho, mas orientar
para que o aluno desenvolva um olhar crítico e sua autonomia. Deste modo, é
fundamental ajudar a criança a desenvolver um sentido crítico e a saber tomar
as suas decisões, de destrinçar o bem do mal, isto é, do que lhe faz ou não
sentido.
Os resultados de estudo demonstraram que a atitude do professor é essencial
na promoção do pensamento crítico, bem como o modo como preconiza o
processo de ensino e aprendizagem.ABSTRACT
The development of any research assumes the existence of something that
disturbs us and induces curiosity, this work presented here is no exception.
We used a quantitative methodology exploratory and descriptive, using a survey
questionnaire administered to key stakeholders in the education system,
teachers and educators, in a particular educational reality.
Within this study, has placed itself as the following principal issues starting: why
critical thinking is considered a valuable educational ideal? Based on what
grounds can critical thinking be taken as a guide appropriate educational and
acceptable?
In our view, the role of the school cannot just be "broadcast content", but rather
"teach to learn". Teaching to learn is to create possibilities, not only show the
way, but to guide the students to develop a critical eye and autonomy. Thus, it
is essential to help the child develop a critical sense and learn to make their
decisions, to disentangle good from evil, that is, what makes sense or not.
The study results showed that the attitude of the teacher is essential in
promoting critical thinking, and how advocates the teaching and learning. Trabalho de projeto apresentado à
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
para obtenção do grau de
Mestre em Ciências da Educação
Especialização em Supervisão Pedagógica