Autor(es):
Costa, Sandra Freire
Data: 2013
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Supervisão pedagógica; Matemática; 1.º Ciclo do Ensino Básico
Descrição
Este estudo tem como objetivo identificar o tipo de preparação e os
obstáculos encontrados pelos professores de matemática do 1.º ciclo do ensino
básico, face à implementação e operacionalização do programa de matemática
em vigor, neste ciclo de ensino, procurando ainda apresentar as necessidades
de formação que os professores sentem face à prática e ensino da educação
matemática.
Na elaboração desta pesquisa realizou-se uma análise detalhada do
programa em vigor, recorrendo a autores de referência, bem como ao próprio
Programa de Matemática do Ensino Básico. Foi, também, feita uma análise à
necessidade de formação em matemática por parte dos professores de 1.º ciclo
de ensino básico.
Deste modo, utilizou-se uma metodologia qualitativa de cariz
exploratório, interpretativo e de natureza descritiva, elaborando-se, para tal, um
inquérito por questionário e aplicado a um determinado número de professores
que lecionam o 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, na Região
Autónoma da Madeira.
Os resultados deste estudo evidenciam dificuldades relacionadas com a
adaptação dos professores inquiridos às dinâmicas de sala de aula,
implementadas na gestão do Programa de Matemática em vigor no 1.º ciclo do
ensino básico, nomeadamente extensão dos conteúdos programáticos e a falta
de tempo para a utilização e diversificação de metodologias pedagógicas.
No que concerne às necessidades de formação, uma grande
percentagem dos docentes inquiridos sente necessidade de formação nesta
área, considerando a mesma muito importante e indispensável para ajudar na
implementação deste programa nas aulas de 1.º ciclo de ensino básico.ABSTRACT
This study aims to find out what is the preparation and obstacles found
by mathematics teachers in 1st Cycle of basic education due to the
implementation and operation of the mathematics curriculum in use in this
cycle of education, this study also tries to identify the training needs that
teachers feel face to the practice and teaching of mathematics education.
In the preparation of this research, there was made a detailed analysis of
the current programme, using reference authors, as well as to the Mathematics
Program of Basic Education. It was also made an analysis of the need for
Training in mathematics by teachers of 1st Cycle of basic education.
To proceed to the analysis of this study we used a qualitative exploratory
oriented methodology, with an interpretive and descriptive nature, preparing for
this questionnaire to a number of teachers who teach the 1st Cycle of basic
education in the municipality of Machico in Autonomous Region of Madeira.
The results of this study highlight the difficulties related to the adaptation
of the teachers surveyed to classroom dynamics implemented in the
management of the mathematics program in force on the 1st cycle of basic
education, in particular extension of the contents and the lack of time to use and
diversification of pedagogical methodologies
Concerning to training needs, a large percentage of the respondents feel
need for training in this area, considering the same very important and essential
to assist in the implementation of this program in the classroom of first cycle of
basic education. Trabalho de projeto apresentado à
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
para obtenção do grau de
Mestre em Ciências da Educação
Especialização em Supervisão Pedagógica
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Gonçalves, Daniela; Ramalho, Rui