Author(s):
Ribeiro, Anabela
Date: 2014
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Animação da leitura; Escrita criativa; Educação intercultural; Literatura para a infância
Description
O projeto de investigação-ação “Repórteres da Escrita Criativa”
pretendeu avaliar o potencial da escrita e da leitura enquanto
veículos das relações interculturais e da construção identitária, em
concreto visando tornar mais familiares aos alunos envolvidos os
elementos culturais da localidade que habitam, mas ambicionando
também abrir-lhes os horizontes para outras tradições, outros
países, outras culturas.
Para chegar ao que pretendíamos, usámos como instrumento-base
o conto tradicional, especificamente as lendas que abordam, de
alguma forma, as origens das comunidades em causa, tanto as do
grupo principal de participantes no projeto, alunos de uma escola
do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, em Vila Nova de Gaia, como
as de um grupo secundário, da Escola Comunitária de Cazenga,
em Angola. Foram realizadas três atividades a partir dos textos
fornecidos, com o objetivo de praticar a leitura, a oralidade, a
interpretação e, sobretudo, incrementar as capacidades de escrita.
A segunda parte do projeto consistiu no apuramento possível dos
efeitos da convivência quase lúdica das crianças com as lendas,
especificamente no que diz respeito a uma possível maior abertura
intercultural e à interiorização de conhecimentos sobre as próprias
origens.ABSTRACT: The project of action-investigation “Creative Writing Reporters”
intended to assess the reading and writing skills potential as
vehicles of the cross-cultural relations and identity building,
specifically it aims, not only to bring local cultural components of the
involved communities of students living place, but also thrives to
open their horizons to other traditions, other countries and cultures.
In a first stage, in order to reach our goal, we’ve used the traditional
stories as a primary tool, more specifically the legends that are
portrayed in that literature, in a way, the origins of the communities
involved in the project: the main group of students of a Portuguese
Elementary school in Vila Nova de Gaia, as well as the students of
the secondary group at the Community school of Cazenga, Angola.
We’ve developed 3 different follow-up activities which derived from
the texts that were chosen and read, with the main goal of
practicing the reading, speaking and interpretation skills and most
of all to develop the students writing ability.
The second part of the project consisted on the possible
establishment of the effects or benefits of the nearly playful
acquaintanceship of children with legends, especially in what
concerns, both the widening cross-cultural exchange Trabalho de projeto apresentado à
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
para obtenção do grau de
Mestre em Ciências da Educação
Especialização em Animação da Leitura