Autor(es):
Santos, Ana Luísa
Data: 2003
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação especial; Problemas de comportamento; Hiperatividade; Expressão plástica; Terapia pela arte
Descrição
Os professores deparam-se, cada vez mais, com alunos que
apresentam diversas patologias, com as quais não sabem lidar, em muitas das
situações. Os problemas emocionais e de comportamento, são na atualidade,
uma preocupação dos docentes nomeadamente, nas respostas às
necessidades educacionais dos alunos com Perturbação de Hiperatividade
com Défice de Atenção. É neste contexto que este estudo se insere no sentido
de perceber em que medida a expressão plástica poderá minimizar a exibição
de problemas de comportamento. Para o efeito, procedemos, num primeiro
momento, a uma revisão teórica, centrada na expressão plástica e na
perturbação de hiperatividade com défice de atenção, tendo por base as
competências desta área do saber, no comportamento de alunos com
necessidades educativas especiais na sala de aula. De seguida, determinadas
as opções metodológicas, optamos pela metodologia de estudo de caso, tendo
como participantes um grupo de dois alunos. Como instrumentos de recolha de
dados socorremo-nos de documentos, entrevista, questionário, e grelhas de
observação, construídas para o efeito. Os resultados obtidos que foram
cruzados, evidenciaram qual a tipologia de atividades que melhor se adequam
para trabalhar com estas crianças.ABSTRACT
Teachers are constantly coming across students who present from
several pathologies, which they aren’t prepared to deal with, in several
situations. Emotional and behavior problems are, nowadays, a major concern
from teachers towards some of their students, namely on the issues related to
the educational needs from students suffering from Disorder with Attention
Deficit Hyperactivity. This essay is related to this topic, mainly on the context of
knowing how important might plastic expression, be in terms of decreasing the
behaviour problems previously mentioned. For this, firstly we have made a
theoretical revision, centered on plastic expression and disorder with attention
deficit hyperactivity, so that we could see its effect on the behavior of students
with special educational needs, in the classroom context. Secondly, as soon as
we’ve decided on the methodological options, we have chosen the case
methodological study, having as participants a group of two students. As tools
for data collection we have used different methods, such as documents,
interview, questionnaires and observation grids, all made for this same purpose.
The results were crossed and have made evident which were the typology
activities to work with these children. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Paula
Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial