Autor(es):
Sá, Ana Isabel
Data: 2014
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Professor reflexivo
Descrição
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se efetua uma descrição do
percurso de aprendizagem enquanto estagiária do mestrado de Educação Pré-escolar
e do 1ºCiclo do Ensino Básico. Estas duas valências apresentam-se como etapas
basilares e fundamentais no processo de educação ao longo da vida, daí que a sua
articulação seja indispensável. Assim, a ligação entre ciclos é uma temática que
adquiriu, nos nossos dias, um lugar de destaque no sistema educativo devido à
necessidade de implementar espaços colaborativos e de intercâmbio entre os diversos
níveis de ensino, para que as transições entre os mesmos se tornem processos mais
consonantes e promovam a sequencialidade do processo de ensino - aprendizagem.
Desse modo trazem, continuamente, novos desafios aos profissionais de educação,
atendendo ao desenvolvimento integral e harmonioso da criança.
Assim sendo, o presente trabalho reflete o culminar das experiências de estágio
nos contextos de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e nele se encontram evidentes
as especificidades, a transversalidade e a continuidade existente entre estas duas
valências. A intervenção educativa nestes dois contextos orientou-se por alguns
princípios fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a
intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar, planificar, intervir e
avaliar; e ainda a diferenciação pedagógica face às individualidades de cada criança.
Para tal, foi fulcral a consulta de suporte teórico assim como os instrumentos de
observação e de análise que nos permitissem uma maior e melhor intervenção na nossa
prática. ABSTRACT
Concerning the Masters in Preschool Education and Primary School we
accomplished the present training report, on which one performs a description of the
path of learning while a Preschool Education and Primary School trainee. These two
valences present themselves as fundamental steps on the long life education process,
hence the importance of its articulation. Thus, the link between cycles of studies is a
theme which has acquired, in our time, a prominent place in the educational system, due
to the need of implementing collaborative and exchange spaces among the several
levels of education, so that transitions among them become more consonant processes
and promote the sequentiality of the teaching-learning process. This way they
continuously bring new challenges to education professionals, having in mind the child’s
full, harmonious development.
Thus, the present work reflects the culmination of the training experiences on the
Preschool Education and Primary School contexts on which one can find the evident
specificities, the transversality and the existing continuity between these two valences.
The educational intervention on these two contexts was oriented through fundamental
principles in the teaching-learning process, namely the educational intentionality
supported in the observation, planning, intervention and assessment and furthermore,
the pedagogical differentiation on face of each child’s individualities.
In order to do this consultation of some theoretical support was essential and also
of observation as well as instruments’ analysis which enabled us a bigger and better
intervention of our practice. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de
Paula Frassinetti para a obtenção do grau de Mestre em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Gomes, Ana; Cortesão, Irene