Author(s):
Lopes, Lara Isabel
Date: 2014
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Envolvimento parental; Intervenção
Description
O presente documento, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, contém uma descrição e reflexão
sobre o desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária, potenciado em contexto
de estágio em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Para a construção deste relatório ser possível foi necessário realizar uma
investigação/análise de cariz qualitativa. Os participantes em estudo foram dezassete
crianças, os pais destas crianças e ainda a comunidade do contexto institucional, no
que respeita à Educação Pré-Escolar. Quanto ao 1º Ciclo do Ensino Básico, os
participantes foram dezanove alunos, os pais dos alunos e a comunidade do contexto
institucional. Obviamente que foi essencial o envolvimento destes participantes,
permitindo assim uma reflexão sobre todo o processo de investigação.
Estas investigações passaram por quatro etapas bastante importantes. A
primeira, a observação, que se entende como sendo o ato de ver atentamente algo. A
segunda, a planificação, que passa por se fazer uma definição de ações a realizar. A
terceira, a intervenção em si, ou seja pôr em prática o que anteriormente foi planificado
com intencionalidade pedagógica. E a quarta, a avaliação, isto é, fazer uma
apreciação sobre todo o processo. Todas estas etapas não são realizadas
isoladamente mas de forma interligada. Depois da avaliação pode voltar-se a planificar
tendo em conta os aspetos positivos e negativos apresentados na avaliação realizada.
No final deste documento encontra-se uma conclusão de todo o trabalho
apresentando todos os aspetos importantes da experiência dos estágios, pois estes
foram etapas da formação da estagiária bastante importantes, visto que permitiram
adquirir as competências necessárias para exercer a profissão de Educadora de
Infância e de Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico.ABSTRACT
This document, conducted under the Master in Preschool Education and 1st
Basic Education Cycle, contains a description and reflection about the personal and
professional development of the intern, potentiated in the stage context in Preschool
Education and teaching the 1st Basic Education Cycle.
For the construction of this report be possible it was necessary to perform an
investigation/analysis of qualitative nature. The study’s participants were seventeen
children, their parents and even the institutional community context, in respect to
Preschool Education. Regarding to 1st Basic Education Cycle, participants were
nineteen students, their parents and the institutional community context. Obviously it
was essential to involve these participants, thus allowing a reflection about the whole
investigation process.
These investigation relied on four demanding steps. The first one, the
observation, which is understood as the act of observe something intently. The second
one, the planning, which consists in establishing the actions to perform. The third one,
the intervention itself, in other words to put in practice what was previously planned
with pedagogical intent. And the fourth one, the assessment, that is, to make a
judgment about the entire process. These steps are not performed singly but in an
integrated manner. After the assessment it may turn back to the planning taking into
account positive and negative aspects presented in the assessment conducted.
At the end of this document there is a conclusion of all the work presenting all
the important aspects of internships experiences, because they were very important
phases for the intern’s formation, since it allowed acquire the necessary skills to
exercise the profession of Childhood Educator and teacher of 1st Basic Education
Cycle. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação
de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico