Autor(es):
Machado, Filipa
Data: 2014
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Professor reflexivo; Pedagogia diferenciada; Criatividade
Descrição
Consideramos que a Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação
básica. É fundamental que em conjunto com a família se estabeleça uma “estreita
relação” em ordem ao pleno desenvolvimento da criança. Ao mesmo tempo, a relação
Educador-criança é inadiável, sendo por isso necessário um trabalho construído em
conjunto e reciprocidade. Da mesma forma que, sendo o 1º Ciclo do Ensino Básico a
continuação desta etapa e também um processo de desenvolvimento da criança, é
uma fase com grande responsabilidade, pois encaminha-se a criança para uma
sociedade onde terá que se tornar um ser autónomo, participativo, crítico, reflexivo e
responsável pelos seus atos.
Os Educadores e Professores são como uma verdadeira referência pela qual
as crianças se seguem e imitam. São quem educam e ensinam tendo sempre em
conta as necessidades e potencialidades de cada criança, não esquecendo nunca que
cada uma é um ser único e insubstituível.
Durante as práticas produzidas, a observação, a planificação, o agir e a
avaliação foram etapas fulcrais para o desenvolvimento da profissionalidade, tendo
sido etapas tomadas em consideração para qualquer atividade de sala com o objetivo
de desenvolver sempre o potencial de cada criança. Outro ponto essencial tido neste
percurso foi o de dar sempre voz ativa às crianças, respeitando os seus ritmos,
necessidades, interesses, proporcionando atividades enriquecedoras, motivadoras,
com diversos materiais, que fomentassem o diálogo entre o grupo e tornassem as
aulas lucrativas.
Deste modo, para a elaboração deste documento, foi essencial a revisão da
literatura, leitura de documentos, bem como diversas observações realizadas durante
a prática profissional para sustentar as estratégias, a elaboração de portfólios
reflexivos para que houvesse uma ponderação de todo o trabalho e, por
consequência, um desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária, servindo-se
de diversos instrumentos e também o conhecimento dos ideários das instituições para
que a prática profissional fosse ao encontro às mesmas.
Este estágio foi o início de uma etapa na vida profissional onde se pretende dar
uma continuidade na aprendizagem e formação, desenvolvimento pessoal e
profissional, promovendo uma postura mais reflexiva e crítica na prática educativa.ABSTRACT
We consider pre-school education the first step of basic education. Together with
the family, it is essential to set up a "close relationship" in order for fully develop the
child. At the same time, the relationship between educator - child is undelayable,
therefore work has to be done together with reciprocity. Likewise, primary school being
the following step an also a development process of a child, it is a stage holding a lot of
responsibility, as the child approaches a society were it will have to become an
autonomous being, critical, reflective and responsible for his actions.
Educators and Teachers are important references, which children will follow and
copy. They are the people who educate and teach always taking into account the
needs and potential of each child, never forgetting that each one is a unique and an
irreplaceable being.
During the experiences conducted, observation, planning, actions and
evaluations were important stages for the development of professionalism and it has
been taken into account for any classroom activity with the goal of always developing
the potential of each child. Another essential point on this process was to always give a
saying to the children, respecting their rhythms, necessities, interests, providing
enriching activities, motivational, with a variety of materials, which fomented a dialogue
between the group and turned the lessons lucrative.
For this report, it was essential to review literature, read documents, and make
various observations during the professional practice to underpin strategies, for the
development of reflective portfolios for which there was a balance of all work and
consequently a development of the professional and personal skills of the internee,
using different instruments and also the beliefs of each institutions so that the
professional conduct accordingly.
This stage was the beginning of a step in my professional life where I want to
give continuity in learning and training, personal and professional development, to
promote a more reflective and critical attitude in educational practice. Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de
Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico