Author(s):
Leite, Joana Pinto
Date: 2014
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico
Description
O relatório incide nas práticas realizadas ao longo de dois semestres nas
valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo de Ensino Básico. A articulação destas
etapas é fundamental no processo de educação e, para isso, a recente habilitação do
professor generalista irá ser uma mais-valia na promoção da continuidade educativa.
Neste sentido, o presente documento reflete um combinar de experiências que
se foram desenvolvendo nos diferentes contextos, quer organizacional quer
pedagógico. Assim, na intervenção educativa está espelhada uma intencionalidade
pedagógica que promove uma pedagogia de participação, sendo que a “voz” das
crianças era ouvida em maior foco, ajudando a progredir nas aprendizagens. Verificase
uma intencionalidade quer na observação como na planificação e ainda na avaliação,
por forma a levar a bom termo as ações desenvolvidas. Achamos ainda de capital
importância o ato de refletir as práticas realizadas. Esta reflexão é feita quer
individualmente quer no coletivo, enquanto elemento de uma equipa que nos ajudou a
crescer.ABSTRACT
The report focuses on the practices conducted over two semesters in Pre-School
Education and First Cycle of Basic Education valences. The articulation between these
two steps is critical in the education process and, therefore, the recent habilitation of the
generalist teacher will be an advantage on the promotion of educational continuity.
In this sense, this document reflects the combined experiences which have been
developed in different contexts, whether organizational or pedagogical. Thus, in the
educational intervention it is reflected a pedagogical intentionality that promotes a
participation pedagogy, in which, the "voice" of children were heard in greater focus,
helping in the learning progress. There is an intentionality, both in the observation, in the
planning and in the reviewing, in order to bring to fruition the developed actions. We also
find of paramount importance the act of reflecting on the performed practices. This
reflection is taken individually and collectively, as part of a team that helped us growing. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação
de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico