Autor(es):
Costa, Juliana Teresa
Data: 2014
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico
Descrição
O presente relatório enquadra-se no âmbito das unidades curriculares
Estágio I e Estágio II, contempladas no 2º e 3º semestres do Mestrado em
Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola
Superior de Educação de Paula Frassinetti, procurando, deste modo, perceber e
demonstrar o trabalho desenvolvido, pela aluna estagiária, ao longo da
intervenção educativa ao nível das valências acima mencionadas.
Durante a profissionalização tentou-se vivenciar experiências idênticas às
futuras atividades profissionais. A intervenção educativa nos dois contextos foi
ao encontro de alguns princípios nomeadamente, a intencionalidade educativa
sustentada nas ações de observar, planificar, intervir e avaliar, a construção
ativa e cooperativa do conhecimento e a diferenciação pedagógica.
Este relatório aborda os aspetos que a estagiária desenvolveu como
pessoa humana e como profissional ao longo da sua prática pedagógica.
Caracterizou as instituições, o grupo de crianças, o contexto em que as
instituições estavam inseridas para que as atividades fossem ao encontro das
necessidades das crianças/alunos.
A par das experiências de estágio foi necessário conhecer os normativos
legais, metas curriculares contempladas no ME e vários autores referenciados
na educação para se proceder à realização do presente relatório. Abstract
This report falls under the curricular units Stage I and Stage II,
contemplated in the 2º and 3º semesters of the Master in Preschool Education
and Teaching 1º Cycle of Basic Education, the School of Education Paula
Frassinetti, looking, this perceive and demonstrate the work done by the student
intern, along the educational intervention at the level of the aforementioned
valences.
During the professionalism we tried to experience similar experiences to
future professional activities. The educational intervention in both contexts was to
meet some particular principles, sustained educational intentionality in actions to
observe, plan, intervene and evaluate the cooperative and active construction of
knowledge and pedagogical differentiation.
This report covers the aspects that the trainee has developed as a human
being and as a professional throughout their teaching practice. Characterized the
institutions, the group of children, the context in which the institutions were
entered for that activities were meeting the needs of children / students.
A couple of internship experiences was necessary to know the legal
regulations, curriculum goals contemplated in ME and various authors referenced
in education to proceed to completion of this report. Relatório de Estágio apresentado à
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Para obtenção de grau de
Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Básico
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Cortesão, Irene; Serapicos, Ana Maria